Documentários de arquitetura são uma maneira educativa, mas divertida de aprender mais sobre arquitetura. Você pode tirar muito mais de um filme documentário do que você poderia aprender de uma palestra pública ou de um livro. Em vez de apenas ouvir ou ler, um documentário permite que você veja as coisas em ação: arquitetos sobre o trabalho, edifícios a serem construídos e edifícios que já estão funcionando. Aqui, daremos uma lista de documentários de arquitetura pendentes para adicionar à sua watch list 2018. Vamos começar!
1. Big Time (2017)
2017 tem sido o ano de Bjarke Ingels mesmo quando se trata de documentários. Começamos e concluímos nossa lista com documentários com o crescente arquiteto dinamarquês e fundador do Bjarke Ingels Group (BIG). O Big Time documenta o tremendo trabalho da Ingels ao longo dos últimos sete anos e descobre seu processo de pensamento criativo. Foi lançado pela primeira vez durante o Festival de Arquitetura de Copenhague em abril passado.
2. Microtopia (2013)
Você viveria em uma casa móvel? Se a idéia de habitações portáteis e casas pequenas o intrigarem, esse filme é para você. A Microtopia explora soluções de habitação não convencionais e sustentáveis ​​que utilizam a tecnologia disponível para combater o aumento sem precedentes da população.
3. Architecture: A Documentary Film That Explores the Architectural Studio (2014)
Este breve documentário da Arbuckle Industries investiga a educação arquitetônica baseada em estúdio. Filmam estudantes que trabalham em seus projetos finais de design e, paralelamente, entrevistaram professores e especialistas que discutiam esse método de ensino não ortodoxo.
4. A Short History of Abandoned Sets (2012)
Você sabe o que acontece com os jogos de filmes depois que a filmagem acabou? Eles poderiam ser desmantelados, reutilizados, vendidos, transformados em museus ou simplesmente abandonados. Este documentário segue duas crianças locais que exploram conjuntos abandonados perto da cidade de Ouarzazate, no deserto marroquino.
5. Barbican | Urban Poetry (2015)
Este documentário revela a história do ícone britânico brutalista de pós-guerra: o complexo barbican, contado pelos seus moradores. O sítio originalmente histórico tinha mantido antigos portões romanos antes que os alemães o bombardearam durante a Segunda Guerra Mundial.
6. The World’s Most Extraordinary Homes (2017)
Fundador do estúdio invisivel no Reino Unido, Piers Taylor e a atriz britânica, Caroline Quentin, exploram “As casas mais extraordinárias do mundo” nesta série de 4 episódios apresentada pela BBC. Cada episódio apresenta um tema diferente: montanha, floresta, costa e metro. Os apresentadores se reúnem com os arquitetos e proprietários de casas construídas em contextos tão incomuns para falar sobre seus esforços.

7. Frank Lloyd Wright: The Man Who Built America (2017)
Em 2017, o mundo conquistou o grande arquiteto histórico dos EUA, o 150º aniversário de Frank Lloyd Wright. A BBC juntou-se às comemorações ao lançar este documentário sobre Wright, destacando a influência pouco conhecida de suas raízes galês em sua vida e trabalho.

8. Abstract: The Art of Design – Temporada 1 Episódio 4 (2017)
Finalmente, como prometido, concluímos com Bjarke Ingles. No início deste ano, a Netflix iniciou a série: “Abstract: The Art of Design”, na qual eles hospedam designers criativos de diferentes campos para discutir seu trabalho e processo criativo. O episódio 4 do show apresenta a Ingels, que explica mais sobre seus projetos inovadores, o primeiro dos quais foi o VM Houses em Copenhague.
Tradução Livre, Notícia originalmente publicada em ARCH20