Foto: FABLAB ESES
A impressão 3D não é uma novidade, mas parece que, recentemente, ela começou a se tornar popular. Profissionais resolveram ressignificar essa técnica, sejam por objetivos sustentáveis ou mesmo só pela criatividade. Agora, os antigos materiais usados na impressão são usados de diferentes maneiras que podem resultar em objetos que antes eram impossíveis de imprimir.
Papel Reciclado
Foto: © Ben Holthuis
O designer Beer Holthuis conseguiu driblar um dos principais ”problemas” da impressão 3D: o uso do plástico. Assim, ele desenvolveu uma fibra de papel úmido e criou a Impressora de Celulose, a primeira impressora que usa papel ao invés de plástico ou plástico híbrido. O papel se mostra uma boa escolha por ser um material em abundância e, quando impresso, é resistente e duradouro.
Aço
Foto: MX3D Bridge. Image © Thijs Wolzak
Designers holandeses usaram a impressão tridimensional para trabalhar de novas formas e produziram a primeira ponte de aço inoxidável impressa em 3D. A ponte foi construída por robôs a partir da impressão camada por camada.
Comida
Foto: © © Universal Favourite
No ramo alimentício, a empresa Universal Favorite criou um molde para fazer uma linha de chocolates complementares. Os doces são feitos em dois sabores que são juntos e encaixados, como um quebra-cabeça. Já a Choc Edge, outra marca, tem impressoras que imprimem o próprio chocolate com diferentes formatos.
Veja mais em: ArchDaily