O IAB-CE, representado pelo seu presidente, Odilo Almeida, e pelos arquitetos Custódio Santos, Luciano Guimarães, José Sales e Gustavo Bruno, participou do 138º. Encontro do Conselho Superior


O IAB-CE, representado pelo seu presidente, Odilo Almeida, e pelos arquitetos Custódio Santos, Luciano Guimarães, José Sales e Gustavo Bruno, participou do 138º. Encontro do Conselho Superior (COSU) do Instituto de Arquitetos do Brasil- IAB, no período de 29.10 a 01.11.2011, em São Paulo- SP.

O encontro, que é realizado periodicamente desde a criação do IAB, em 1921, reúne as principais lideranças da arquitetura e urbanismo nacional e autoridades com o objetivo de debater e formular as políticas para o setor.
Nesse 138º. COSU, tiveram destaque os seguintes temas:

1.       Conselho de Arquitetura e Urbanismo- CAU: criado por lei assinada pelo presidente Lula o novo conselho irá regular a profissão de arquiteto e urbanista e fortalecer a arquitetura e urbanismo em defesa da sociedade e do interesse público. As eleições nacionais aconteceram em 26.10.2011, tendo eleito todos os conselheiros para o CAU-BR e para os CAU’s estaduais;

2.       Política Profissional: coordenado pelo arquiteto Odilo Almeida, o Manual de Contratação do IAB, foi aprovado com louvor pelo plenário do 138º. COSU, e irá nortear as contratações de projetos em todo o país nos próximos anos;

3.       XX CBA: A comitiva do Ceará apresentou o formato e eixos temáticos para o 20º. Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA) que acontecerá no Ceará, em 2.013. Maior evento de arquitetura e urbanismo da América Latina, o XX CBA, analisa como proposta de tema: “Arquitetura, urbanismo e ocupação do território no Brasil contemporaneo”.

4.       Abertura da IX BIA- Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, evento que reúne obras de arquitetos de vários países do mundo.

Conforme opiniões de diversos representantes dos outros estados brasileiros, presentes ao evento, o Estado do Ceará (12ª. maior economia nacional), representado pelas suas lideranças de arquitetos e urbanistas, destaca-se na formulação das políticas e na organização das principais ações e eventos da arquitetura nacional.