O Troféu Sereia de Ouro foi idealizado pelo industrial Edson Queiroz, em 1971, com objetivo de homenagear personalidades relevantes em suas mais diversas áreas de atuação, como forma de aclamar suas vidas e carreiras. A festa de entrega do prêmio é o mais importante evento social do Estado do Ceará.

A cerimônia de premiação da 47ª edição ocorreu na noite de 29 de setembro, no Theatro José de Alencar. Foram homenageadas quatro personalidades de grande relevância para o desenvolvimento do Ceará, como a biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, o médico José Huygens Parente Garcia, o ministro do Superior Tribunal Militar (STM), José Coêlho Ferreira e o arquiteto José Liberal de Castro. 

Pela segunda vez, um arquiteto foi homenageado com tão respeitável prêmio. A primeira vez, em 2004, o arquiteto Fausto Nilo foi agraciado com o Troféu Sereia de Ouro. Esta segunda premiação só reitera o sentimento comum a toda classe de arquitetos. Todos se sentem laureados com esta condecoração. Este prêmio é de demasiada importância, pois além de exaltar o reconhecimento da obra, enobrece a profissão do arquiteto. 

José Liberal de Castro é um dos mais importantes nomes da Arquitetura no Estado do Ceará. Formado pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro em 1942, foi fundador do Departamento do Ceará do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE) em 1957, e também da Escola de Arquitetura da UFC em 1964, onde ensinou até se aposentar. 

Doutrinador de centenas de arquitetos formados no Ceará, Liberal de Castro foi pioneiro na arquitetura moderna no Nordeste, e dentre suas principais contribuições para o nosso Estado, destacam-se o Estádio Castelão (1969), o Palácio do Progresso (1964 – 1969) e o Hemoce (1972). O arquiteto também tem grande importância no projeto de tombamento do Theatro José de Alencar e na restauração do Theatro São João, em Sobral. 

Poderíamos escrever laudas e laudas e ainda assim seria pouco para falar dos feitos de Liberal de Castro, que em 2017 recebe o Troféu Sereia de Ouro, que mostra reconhecimento pela luta precursora deste personagem tão ilustre e inspirador que agiu e age em benefício de nossa sociedade.
 
 
Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/CE