Na quarta feira (29/03), O Tenente-Coronel Marcos Gomes, do Copo de Bombeiros do Ceará, discutiu com arquitetos e estudantes, as saídas de emergência No Arquitetura e Urbanismo em Debate de Março que trouxe como tema a’Segurança e Prevenção de incêndio”
A apresentação contou não só com a explanação das normas e suas importâncias, mas também trouxe conjunto as dúvidas que afligem mais os arquitetos, como o tenente-coronel também é estudante de Arquitetura e Urbanismo em Debate, houve uma troca de saberes, já que este também foi um questionamento levado pelos presentes, como a inspeção e análise de projetos se fazem por diferentes profissionais do Corpo de Bombeiros.
Os tópicos mias levantados foram as escadas e elevadores de emêrgencia ,além dos corrimões e como muitas vezes estes não são pensados nos projetos de arquitetura, que baseados nas normas só fazemo que é proposto , sendo que isto pode ser expandido e as normas só determinam o minimos possivel.
Houve também apresentação e discussão de casos, o mais importante, o incêndio da boate Kiss e como um projeto, uma boa escolha de materias e inspeção poderiam ter evitado a tragédia.
No final , foi apresentado a ideia, pelas cosntantes dúvidas de Arqutietos nesta área ,de um curso voltado especialmente sobre está área votladas para os arquitetos, Os presentes se mostraram interessados na ideia. E o IAB está aidna em fases inicias para promoção do curso dependendo do interesse dos arquitetos e estudantes de arqutietura do Estado.
No vídeo, o Tenente- Coronel Marcos Gomes, apresenta as normas e a importância dos arquitetos as conhecerem.
Neste, ele apresentao caso do Boate Kiss, e a importância dos revestimentos para prevenção de incêndios: