Um trecho do Parque da Liberdade – também conhecido como Cidade da Criança – recebe obras de drenagem para ruas do Centro. No começo deste mês, a imagem de um tronco de árvore caído dentro do parque chamou atenção dos frequentadores ao ser compartilhada nas redes sociais. A preocupação é de que a vegetação da área tenha sido prejudicada pelos serviços.
“A árvore estava próxima à obra. É preciso saber se o trabalho não contribuiu, de alguma forma, para que ela tombasse”, cobra Henrique Freire, 58. A costureira Leda Sousa, 57, preocupou-se com o maquinário próximo à vegetação. “Tem que ter cuidado. Sem uma planta dessa, a sombra daqui já fica prejudicada”, alerta.
O POVO apurou que a árvore caiu numa noite de chuva. Após a queda, vistoria foi solicitada à Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) para definir os riscos das demais.
Em nota, a pasta informou que está acompanhando “as possíveis consequências às árvores” e disse ainda que toma providências para garantir a estabilidade da vegetação. “Não está previsto o corte ou remanejamento de árvores”, afirma o texto.
A obra consiste na implantação de uma galeria para captar águas da chuva. O serviço deve reduzir os alagamentos na área adjacente à avenida Duque de Caxias. Com custo de R$ 8 milhões, o projeto prevê construção de aproximadamente 3.600 metros de drenagem. A expectativa é de que a conclusão ocorra em março de 2016.
Fonte: O Povo