Estudo realizado pela instituição IESE Cities in Motion Index (ICIM), liderado por J.E. Ricart e Pascual Berrone, mostra quais são as “cidades mais inteligentes do mundo” com base em fatores como: alto nível em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida.
Tóquio ficou em primeiro lugar com a sua impressionante gestão pública, tecnologia, economia, e a capacidade de atrair talentos de todo o mundo. Para chegar neste ranking, os pesquisadores estudaram 135 cidades em 55 países, e com base em seus resultados de mais de 50 indicadores ao longo de 10 dimensões diferentes como:
- Governança
- Gestão pública
- Planejamento urbano
- Tecnologia
- Meio ambiente
- Alcance internacional
- A coesão social
- Mobilidade e transporte
- Capital humano (capacidade de atrair talentos)
- Economia
Se você tem interesse em saber mais detalhes a metodologia aplicada veja aqui.
Entre as 20 maiores cidades, 10 são Europeias (Londres, Paris, Oslo, Estocolmo, Copenhaga, Amesterdão, Eindhoven, Zürich, Basel e Genebra), seis estão nos Estados Unidos (EUA) (Nova York, Filadélfia, Los Angeles, Dallas, Chicago, Baltimore), três estão na Ásia (Tóquio, Seul, e Osaka), e uma é da Oceania (Sydney).
Confira quais foram as 20 cidades melhores colocadas:
- Tóquio
- Londres
- Nova Iorque
- Zürich
- Paris
- Genebra
- Basel
- Osaka
- Seul
- Oslo
- Filadélfia
- Los Angeles
- Dallas
- Copenhague
- Eindhoven
- Amsterdam
- Sydney
- Estocolmo
- Chicago
- Baltimore
Outras informações:
- Entre os 135 municípios pesquisados, Barcelona é a metrópole que obteve o melhor progresso geral, passando de 63 º para 51 º lugar, em apenas dois anos, de acordo com a IESE.
- Santo Domingo, em Cuba ficou em último lugar, devido à baixa audiência em transporte, tecnologia, capital humano e economia.
- Depois de Santo Domingo, as cidades de fundo eram grande maioria no Brasil, incluindo Fortaleza (133), Recife (132), Brasília (131), Belo Horizonte (129), Porto Alegre (128), e Salvador (127).
- Sarajevo, Bósnia-Herzegovina ficou em 134, La Paz, Bolívia em 130, e Caracas, Venezuela em 126 para completar o fundo de 10 cidades.
Para ver o mapa interativo das cidades em cada país do site IESE Cidades no índice de Movimento 2014 veja aqui.
Clique aqui e leia a reportagem completa (em espanhol)
Fonte: http://www.cidadessustentaveis.org.br/noticias/10-cidades-mais-inteligentes-do-mundo-segundo-icim