Fazer piquenique, andar de bicicleta ou percorrer trilhas nos dias ensolarados são opções divertidas e saudáveis para as crianças nestas férias. O período é ideal para planejar passeios e brincadeiras em espaços abertos, que estimulam o contato das crianças com a natureza. Para garantir a alegria, os pais devem tomar cuidados com a pele, alimentação e segurança das crianças.

 

As atividades ao ar livre, segundo a psicóloga Sarah Castelo Branco, exercitam a imaginação e a criatividade. Em espaços abertos, as crianças têm a oportunidade de interagir. “Quando a brincadeira é individualizada, elas podem desenvolver timidez”, lembra. Além disso, brincadeiras e passeios ao ar livre melhoram a autonomia das crianças. Essas atividades também ativam o sistema imunológico, conforme a pediatra Lara Maia. “Quando a criança brinca em espaços abertos, ela cria uma relação com a natureza. Além de promover a formação de anticorpos, importante nesta fase da vida”.

 

Juliana Julião prefere atividades com o filho Tom, de um ano e cinco meses, em ambientes com natureza. A empresária diz que o filho tem muita energia para brincar e correr. Ao levá-lo para piqueniques, Juliana prepara com antecedência os alimentos, opta por frutas e sucos naturais, além de uma garrafa com água.

 

 

 

A nutricionista materno-infantil Marina Linhares aconselha que os pais façam o mesmo que Juliana. “Frutas, sucos e biscoitos naturais são as melhores opções”, recomenda a especialista.

 

Além da alimentação, os pais devem atentar para a pele das crianças. A aplicação de protetor solar deve ser feita mesmo em locais com pouca incidência de sol. Em praias e piscinas, o aconselhável é passar o filtro 20 minutos antes da exposição ao sol, e a cada duas horas fazer novas aplicações. A exposição deve ser feita antes das 8h e após as 16 horas, indica a dermatologista Mariana Pimenta. “E mesmo nesses horários, deve-se passar o protetor em todo o corpo da criança, principalmente no rosto”, orienta.

 

Passear de bicicleta, correr e fazer pinturas ao ar livre são as atividades preferidas de Maria Eduarda, de 3 anos. A enfermeira Nilza Leitão, mãe da menina, afirma que em todos os passeios aplica filtro solar. Além disso, escolhe alimentos naturais para a filha.

 

Em atividades com bicicletas, patins e skates, os pais devem ter ainda atenção quanto à segurança das crianças. Utilizar capacete, cotoveleiras e joelheiras evita lesões durante as quedas, que podem ser comuns durante as brincadeiras das crianças.

 

Serviço

Aproveite áreas ao ar livre de Fortaleza!

 

Parque do Cocó

O quê: trilhas gratuitas e monitoradas

Quando: diariamente, das 8h às 16 horas

Mais informações: 3234 3574
 

Praça Luíza Távora

O quê: ideal para pedalar, andar de skate e patins e outras atividades

Onde: avenida Santos Dumont, 1589, Aldeota

 

Casa José de Alencar

O quê: espaço amplo para piqueniques

Quando: diariamente, das 8h às 17 horas

Onde: avenida Washington Soares, 6055, Messejana

Informações: (85) 3229 1898

 

Dragão do Mar

O quê: brincadeiras e atividades de pintura

Quando: aos domingos, das 16h às 19 horas

Onde: Praça Verde (rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)

Mais informações: (85) 3488 8600

 

Passeio Público

O quê: atividades recreativas

Quando: aos domingos, a partir das 9h30min

Onde: rua Doutor João Moreira, s/n, Centro

 

Fonte: O Povo