A Prefeitura de Barueri apresentou na terça-feira (3), no auditório do Senai Barueri, os resultados do município no Programa Cidades Sustentáveis, uma iniciativa da sociedade civil organizada para estimular o planejamento do desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras em todos os seus aspectos: econômico, cultural, social e ambiental. O evento contou com a presença de importantes autoridades da cidade e de municípios vizinhos, membros do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada.
Para o coordenador do PCS em Barueri, Aparecido de Pires Castro, secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, o programa é uma forma responsável para se obter o crescimento da cidade. “A iniciativa do compromisso com o programa é de extrema responsabilidade, não só com o meio ambiente, já que a sustentabilidade envolve também a economia, a mobilidade urbana, a saúde e todo o desenvolvimento da cidade, é isso que buscamos com essa participação”, disse Castro.
Para o prefeito Gil Arantes, a participação da cidade no programa é mantida com seriedade por todas as partes envolvidas para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. “Pensando em qualidade de vida para a população assinei uma carta compromisso para a participação do programa, assim estabelecemos metas para construir uma cidade sustentável e um desenvolvimento com responsabilidade.” O prefeito ainda agradeceu o comitê idealizador dos trabalhos referentes ao programa na cidade.
Em sua programação, o evento contou com a palestra Desenvolvimento Sustentável Urbano, ministrada por Maurício Broinizi Pereira, doutor em história econômica pela USP, coordenador do Programa Cidades Sustentáveis, da Rede Nossa São Paulo e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.
A ocasião serviu para que fossem apresentados cases de boas práticas sustentáveis na cidade de Barueri, como: o projeto “Frutas Para os Bichos”, reflorestamento de área contígua a unidade Tamboré do Mackenzie, apresentado por Olga Bosniac; o projeto da Câmara Municipal de Barueri “Gestão Ambiental e certificação ISO 14000”, apresentado por Rubens Siqueira dos Santos; o projeto “Expo Cidades Melhores – Barueri 2014”, apresentado por Marcos Lage Gozzi; e o projeto “Smart Grid – AES Eletropaulo”, apresentado por Paulo Roberto Pimentel.
Para apresentar os resultados do programa em Barueri, Yara Garbelotto, coordenadora do comitê Cidades Sustentáveis, falou sobre o primeiro ano de trabalho realizado no município. “O foco do comitê neste primeiro ano do programa foi a realização de um diagnóstico da cidade, com um amplo levantamento de dados para identificar a situação atual e as prioridades de ação”, disse Yara.
Nos intervalos do evento os expositores, Cooperyara, Cooperativa Unindo Forças, Feira EcoSolidária, Metalsinter Ambiental e “Recicle Mais Pague Menos – AES Eletropaulo mostraram seus trabalhos em busca da sustentabilidade.
O evento ainda contou com o apoio do Senai Barueri e Tecipar Engenharia e Meio Ambiente.
O prefeito Gil Arantes assinou uma carta-compromisso aderindo ao programa antes de assumir a Prefeitura em 2013, e este ano incorporou ao Plano de Metas do governo as premissas do programa Cidades Sustentáveis em todas as áreas de ação da Prefeitura.
Em Barueri, as ações são implementadas pelo comitê “Barueri Cidade Sustentável”, formado por representantes de todas as secretarias municipais e órgãos da administração indireta, com a coordenação da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente e apoio das Secretarias de Comunicação Social e Planejamento Urbanístico.