A primeira mudança no binário das avenidas Santos Dumont e Dom Luís ocorre a partir de segunda-feira, 19. O projeto de transformação da Praça Portugal em cruzamento será enviado à Câmara Municipal semana que vem.
Com a promessa de diminuir em 40% o tempo de viagem dos usuários do transporte público, a implantação do sistema binário nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís passará por seis etapas até ser efetivado por completo, no dia 7 de junho. O sistema começará com agentes de trânsito e semáforo na Praça Portugal, com o túnel da Santos Dumont funcionando e sem definições quanto a estacionamentos e passeios.
Às 20 horas de segunda-feira (19), as mudanças começarão na avenida Dom Luís, com sentido único Papicu/Centro entre a avenida Desembargador Moreira e a rua Tibúrcio Cavalcante, via que terá seu sentido modificado em um trecho para receber o fluxo de quatro faixas. A segunda etapa da intervenção também compreende a Dom Luís, chegando à Santos Dumont, com sentido único Centro/Papicu nas etapas 3, 4 e 5. A última fase contempla as duas avenidas e conta com a finalização do túnel próximo à Via Expressa (ver mapa).
O coordenador do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), Luís Alberto Sabóia, ressaltou que o andamento do projeto está sujeito a mudanças e atrasos. “Há um período de adaptações e condições climáticas que podem interferir”, afirmou. Sete semáforos serão instalados nas duas avenidas e deverão estar sincronizados para a criação da chamada “onda verde”. Uma nova linha de ônibus, chamada de Circular, também está prevista para ser implantada, circulando pelos 2 km de cada via do binário.
A expectativa é de que, com o binário, os ônibus que saem do terminal do Papicu para a avenida Dom Luís não precisem mais contornar uma dos quarteirões do entorno, manobra que demanda até 25 minutos em horário de pico.
A Praça Portugal ainda é uma incógnita dentro do sistema, apesar de ser fundamental para que a redução do tempo de viagem dos ônibus aconteça. Os planos do Paitt são transformá-la em cruzamento, entretanto, ainda precisa haver aprovação da Câmara Municipal para a intervenção. “Enquanto durar a situação temporária, a operação na Praça acontecerá com agentes de trânsito e possível semaforização”, afirmou Luís. Para orientação de motoristas, 70 dos 300 agentes de trânsito de Fortaleza trabalharão, por dia, nas áreas do binário. O projeto de transformação da Praça Portugal em cruzamento será enviado à Câmara Municipal na próxima semana.
Saiba mais
A regulamentação dos chamados estacionamentos em escama ao longo das vias também ainda não foi definida. “A gente, de fato, vai intervir no estacionamento quando tivermos um contrato que nos permita tapar as vagas, transformando em um passeio acessível e seguro. Isso deverá acontecer no começo do segundo semestre. A gente só pode regulamentar estacionamento quando tiver solução pra ele”, destacou o prefeito Roberto Cláudio.
A rua Tibúrcio Cavalcante muda de sentido: quem vier pela avenida Dom Luís nas faixas da direita dobrará à direita para entrar à esquerda na rua Tenente Benévolo; quem vier nas faixas da esquerda dobrará à esquerda para entrar à direita na rua Costa Barros.
O túnel no cruzamento das avenidas Santos Dumont e Via Expressa deverá estar liberado até o dia 7 de junho, quando o binário funcionará por completo.
Processo de arborização das avenidas só acontecerá após a fresagem e reposição do asfalto.