Espaço estimula a participação popular nos debates do PD



Casa estará aberta a toda a população que queria contribuir com o Plano Diretor (Fotos: Portal Infonet)

Foi inaugurada na noite desta sexta-feira, 5, a Casa do Plano Diretor de Aracaju. O imóvel, localizado na Rua Riachuelo, 571, no bairro São José, será um espaço destinado a participação da sociedade em geral no acompanhamento e na discussão das propostas contidas no Plano Diretor de Aracaju.

O projeto foi idealizado pelo grupo de estudos montado há alguns meses por diversas instituições interessadas no tema, dentre elas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Conselho Regional de Medicina (CRM) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

A representante do Crea Vera Ferreira diz que a Casa do Plano Diretor será um espaço aberto e democrático para que toda a população aracajuana possa conhecer e contribuir com as propostas do Plano Diretor da capital, que atualmente encontra-se em discussão na Câmara Municipal de Aracaju (CMAju). “A pessoa que tiver uma ideia para contribuir com o plano pode vir aqui e ter o auxílio para que ela seja construída e encaminhada às discussões”, explica Ferreira. O espaço estará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (haverá uma escala para atendimento aos finais de semana).
Vera Ferreira destaca aspectos que estão em falta no plano

Discussões

A iniciativa de chamar a população para participar das discussões é necessária porque o Plano em discussão na Câmara de Vereadores, de acordo com Vera, ainda não está adequado. “O documento técnico tem algumas falhas, como não tratar de drenagem e de mobilidade urbana, dois grandes problemas atuais da capital”, analisa a representante do Crea.

O documento, acrescenta Vera, ainda não contém uma série de outros aspectos, incluindo a destinação de espaços de lazer e áreas verdes em regiões periferias. A consequência da ausência dessas diretrizes pode trazer grandes problemas no futuro. “Haverá diversos prejuízos. Todos terão a oportunidade de construir o futuro da cidade. Cabe a cada um escolher se quer ser refém ou ator dessa nova realidade”, pondera.

Fonte: Infonet