No último dia 29 o AU em Debate discutiu a Formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

 


Implantação e formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) foram temas do último Arquitetura e Urbanismo em Debate, realizado ontem (29) no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia dep. Ceará (Crea-CE) A palestra buscou esclarecer dúvidas sobre a futura eleição do CAU prevista para outubro deste ano e a forma como ele será implantado em todos os estados até o dia 2 de janeiro de 2012. A conversa contou com as presenças do arquiteto e coordenador da Câmara Especializada de Arquitetura (Cearq) do Crea-CE, Luciano Guimarães, e do convidado Gilson Paranhos, arquiteto e atual presidente do IAB Nacional.

Os palestrantes deixaram clara a importância da criação do novo conselho para os arquitetos e para a sociedade já que o sistema Confea/Crea, segundo eles, não conseguia dar total atenção às necessidades da categoria. Com a criação do novo conselho, de acordo com eles, o serviço será menos burocrático e mais eficiente para profissionais de arquitetura em todo o País. Para exercer a profissão em outro estado que não o de origem, por exemplo, o arquiteto não precisará de uma nova autorização concedida pelo Crea para atuar. Luciano ressaltou que o CAU deverá fiscalizar mais efetivamente as irregularidades da profissão e exigir que os direitos dos arquitetos sejam respeitados.

As eleições

As eleições para o Conselho será no formato de chapas no processo de proporcionalidade qualificada. O voto será obrigatório a todos os arquitetos registrados no Crea e as eleições serão realizadas via Web em um sistema que, de acordo com Luciano, é confiável e seguro, pois contará com uma assinatura digital (única) para cada eleitor.

Cronograma (está prevista uma possível atualização nas datas)

27/06 – publicação do edital (será publicado na próxima semana)
29/06 – publicação pelas CE-UF
01/08 – ultimo dia para inscrição de chapas
08/08 – publicação das inscrições de chapas
15/08 – último dia para impugnação
19/08 – organização do colégio eleitoral
03/10 – divulgação das senhas individuais dos arquitetos eleitores
26/10 – voto para os arquitetos (obrigatório)
07/11- promulgação do voto