
A comissão organizadora do concurso de projetos de arquitetura do Memorial às Vítimas da Kiss, decidiu isentar os profissionais e escritórios de arquitetura e urbanismo na inscrição ao concurso, após a contribuição na campanha com um valor mínimo de R$ 200,00 na plataforma www.juntos.com.vc/memorialkiss. O lançamento do Concurso está previsto para janeiro de 2018.
De acordo com o coordenador, arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, a iniciativa além de promover a justiça com as vítimas da tragédia de Santa Maria também é muito importante para o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) e para os arquitetos brasileiros. “É a primeira vez que a sociedade se mobiliza dessa forma para a realização de um Concurso Público de Arquitetura. É dever de todos nós contribuirmos e participarmos dessa iniciativa junto com a Prefeitura de Santa Maria, Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de SM e o IAB RS”, destaca.
O IAB entende que a construção deste Memorial deve ser objeto de um processo exemplar, para tanto, seguindo os preceitos da União Internacional de Arquitetos (UIA), a elaboração de concurso público de projetos é fundamental, bem como uma forma de fortalecer a nossa profissão e marcar o protagonismo da mesma na prevenção de tragédias como esta.
Fonte: CAU/RS