A quinta edição do encontro internacional ArquiMemória será realizada entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro de 2017, em Salvador, Bahia. O tema do evento será “o global, o nacional e o local na preservação do patrimônio”, fazendo referência as discussões que serão realizadas durante o 27º Congresso Mundial de Arquitetura, que será realizado em 2020 no Rio de Janeiro (RIO.2020).
O evento celebrará os 80 anos de institucionalização da política de preservação do patrimônio cultural no Brasil, a partir da criação do atual IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). E também os 50 anos de criação do atual IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural) da Bahia. Aqueles que se inscreverem até dia primeiro de setembro pagam um preço especial. Os associados do IAB também podem garantir um desconto. Todas as informações estão disponíveis no site oficial do evento.
A estrutura do ArquiMemória vai contar com, mesas redondas, sessões de comunicações temáticas, exposições de projetos, além de conferências de profissionais, pesquisadores, gestores públicos da área de preservação do patrimônio edificado vindo de sete países como Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Equador, Itália e México. Todo o conteúdo será traduzido para o português, espanhol e inglês.
O evento é realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento Bahia (IAB-BA), juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e o Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE), ambos vinculados à Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA).
Clique AQUI para conferir quem são os conferencistas convidados
Eventos anteriores
Em maio de 2013 aconteceu a quarta edição do ArquiMemória, desta vez assumindo um caráter efetivamente internacional. O encontro reuniu mais de 700 profissionais e pesquisadores do Brasil e de 14 outros países, se tornando o principal encontro sobre preservação do patrimônio edificado do país. Em maio de 2013 aconteceu a quarta edição do evento, que foi primordial para assumir um caráter efetivamente internacional. O encontro reuniu mais de 700 profissionais e pesquisadores do Brasil e de 14 outros países, tornando-se o principal encontro sobre preservação do patrimônio edificado do país.
Fonte: CAU/BR