O projeto de implantação de faixa exclusiva de ônibus na Rua Padre Valdevino, ainda com data incerta, gerou repercussão em Fortaleza. Via estreita, com apenas duas faixas, e grandes congestionamentos são alguns dos motivos citados pelas pessoas contrárias à mudança. Em resposta, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Fortaleza (Sindiônibus) explicou aoTribuna do Ceará que a implantação tem o objetivo de concluir o circuito de ligação dos terminais Antônio Bezerra e Papicu.
“A prefeitura já previa a ligação dos terminais. Na saída do Antônio Bezerra em direção ao Papicu, já existem vias com faixas exclusivas para ônibus. Mas raramente se falava no retorno, que é exatamente a Rua Padre Valdevino”, indica o superintendente-técnico do Sindiônibus, Pessoa Neto.
Dessa forma, na ida, os ônibus têm a opção de trafegar pela Bezerra de Menezes (possui corredor exclusivo para coletivos) e Avenidas Domingos Olímpio e Antônio Sales (têm faixas exclusivas). Na volta ao terminal do Antônio Bezerra, acessarão a Rua Padre Valdevino. “Realmente, a via é bem mais estreita que a Antônio Sales, porque só ficaria uma faixa para carros particulares. O que a gente tem visto de iniciativa da prefeitura, como alternativa, é a intervenção na Rua General Tertuliano Potiguara”, aponta.
A mudança na Rua Tertuliano Potiguara (via paralela à Padre Valdevino) conta com a implantação de um corredor de tráfego, criado uma nova alternativa de ligação entre a Aldeota e o Centro de Fortaleza. O corredor terá cerca de quatro quilômetros de extensão, com início na Rua Monsenhor Catão e término na Avenida Aguanambi, contemplando as ruas Tertuliano Potiguara, Dom Expedito Lopes e João Brígido.
A professora Socorro Feijão preocupa-se com a possibilidade do aumento do congestionamento na região. “Se tem um acidente, a rua fica super engarrafada. Concordo com a faixa de ônibus, mas não sei se realmente vai melhorar o trânsito”, admite a passageira. Mesmo entre os usuários de ônibus, há quem desaprove a mudança. O aposentado Raimundo Craveiro, que diariamente utiliza o transporte público, considera desnecessária a intervenção. “Se fosse uma via larga, nem diria nada. Tem gente que diz achar importante porque só pensa em si. Mesmo eu pegando ônibus todo dia aqui, sei que vai ser inviável”, reclama.A maior parte dos usuários do transporte coletivo aprova a medida, mesmo tendo dúvidas quanto à implantação. Em uma parada de ônibus, na Rua Padre Valdevino, próximo à Avenida Barão de Studart, a dona de casa Raimunda Barbosa conta que a demanda de veículos é grande no local, e a faixa colaborará com a fluidez do trânsito. “O acesso aos coletivos será bem mais rápido. Aqui é uma via com várias opções de ônibus. Eu, por exemplo, posso pegar três ônibus para ir ao meu destino. Mas nenhuma mudança agrada todo mundo, né?”
Projeto na Tertuliano PotiguaraPara o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Ceará (Sintro), apesar de a existência de faixas exclusivas para ônibus aumentarem a agilidade do transporte coletivo, é preciso um estudo mais adequado sobre as vias que receberão a iniciativa. “Na Rua Padre Valdevino ficará complicado, porque ela é bem estreita. Lembrando que todos têm o direito de ir e vir, não adianta fazer uma faixa exclusiva privando o direito dos outros”, dá a dica o diretor-executivo, Tobias Neto.
O projeto, desenvolvido pelo órgão, prevê mudança na geometria da Rua Tertuliano Potiguara promovendo a abertura de canteiros centrais, instalação de novos semáforos, alteração na circulação e renovação da sinalização horizontal e vertical.
A implantação do corredor será realizada em duas etapas. A primeira teve início com a instalação do semáforo no cruzamento da Rua Tertuliano Potiguara x Avenida Desembargador Moreira. Na mesma data, a AMC inverteu o sentido de circulação da Rua Tertuliano Potiguara, entre Desembargador Moreira e Tibúrcio Cavalcante, passando a ser leste-oeste. Foi instalado ainda semáforo na Rua Tertuliano Potiguara x Senador Virgílio Távora e implantado sentido único em um novo trecho da Rua Tertuliano Potiguara, compreendido entre a Rua Fonseca Lobo e a Senador Virgílio Távora.
Nesta última semana, iniciando a segunda etapa da intervenção, está prevista a instalação de dois semáforos no cruzamento da Rua João Brígido com Avenida Barão de Studart e Dr. José Lourenço. Além disso, a AMC inverterá o sentido de circulação da Rua João Brígido, no trecho compreendido entre a Rua Dr. José Lourenço e Avenida Rui Barbosa. Agora, é aguardar os próximos passos.
Fonte: Tribuna do Ceará