Pontos mais críticos são cruzamentos com semáforos desativados e paradas recém-instaladas, que ainda não possuem faixa de pedestres. Segundo AMC, ajustes ainda estão sendo feitos ao longo da semana.
Nos primeiros dias após o início dos desvios no Cocó, enquanto motoristas enfrentavam engarrafamentos, pedestres sofriam com a falta de sinalização e travessias arriscadas. Para os usuários do transporte público, a ausência de informações sobre novas paradas provocou confusão. As alterações no trânsito foram iniciadas na última quarta-feira, 23, devido à construção dos viadutos no encontro das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales. Previsão de término das obras é setembro de 2014.
Na esquina entre a rua Israel Bezerra e a avenida Engenheiro Santana Júnior, a desativação do semáforo obrigou pedestres a desviarem de carros para alcançar o outro lado da Israel Bezerra. A poucos metros do cruzamento, a faixa de pedestres parecia invisível a quem tentava fazer a travessia. E também aos carros, que não respeitavam a sinalização.
“Aquela faixa era para ser aqui (no cruzamento). E, se você for atravessar nela, os carros não param”, apontou o auxiliar administrativo Wilter de Amorim. O mesmo problema era observado no entrocamento entre as avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales.
Nas paradas de ônibus recém-implantadas, a falta de sinalização confundia passageiros. “Eu nem sabia que a parada estava aqui. Ontem acabei indo para outra. Tive medo porque era tarde e não tinha ninguém, nem placa”, afirmou o auxiliar de almoxarifado Jefferson Rofrigues, que aguardava um ônibus na parada instalada após a ponte do rio Cocó.
Ajustes
A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), por meio de assessoria de imprensa, afirmou estar avaliando a necessidade de instalação de um foco de pedestres nos pontos com semáforos desinstalados. Segundo o órgão, pequenos ajustes ainda estão sendo feitos na operação.
A partir de hoje, a AMC readequará o bloqueio no cruzamento da rua Beni de Carvalho com Engenheiro Santana Júnior, permitindo que quem trafega no sentido sul/norte da avenida possa dobrar à esquerda na Beni de Carvalho.
A Empresa de Transporte Público (Etufor), por assessoria, informou que 12 agentes operacionais devem, até a próxima semana, orientar usuários de transporte público sobre as mudanças. O órgão afirmou que já solicitou a implantação imediata de sinalização nas novas paradas.