Vinte novas estações do Bicicletar serão implantadas em Fortaleza até o próximo mês. Bairros como Parquelândia, Montese e São Gerardo são alguns dos que vão receber as estações de bicicletas compartilhadas. O projeto de expansão do sistema contemplará regiões que interligam os campi universitários no Pici, Porangabussu e Benfica. As informações foram divulgadas ontem pela Prefeitura.

 

Na primeira etapa da entrega, a ser concluída até o próximo dia 23, cinco estações serão implantadas: North Shopping, Campus do Pici, rua Érico Mota, Igreja Redonda e sede da Secretaria Regional III. Já a segunda etapa, com previsão para entrega até o fim deste mês, deve levar sete estações para bairros como Montese, Jardim América, Rodolfo Teófilo e o Campus do Porangabussu.

 

A última etapa, que deve entregar oito estações até a primeira quinzena de novembro, envolve locais como a Igreja de Fátima, o Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a sede do O POVO, na avenida Aguanambi.

 

De acordo com a Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o sistema registra, em média, 1.805 viagens em dias úteis e 1.540 em fins de semana e feriados. “Isso nos faz crer que o uso do Bicicletar está associado à rotina e ao deslocamento dos usuários no dia a dia”, destacou Luiz Alberto Sabóia, secretário-executivo da SCSP e coordenador do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt).

 

Ainda de acordo com Sabóia, os locais das novas estações foram escolhidos de acordo com o fluxo de pessoas e o uso do solo. “Normalmente, colocam-se estações onde há diversidade de uso do solo. São locais com escolas, hospitais, comércios que atraem gente”, afirma.

 

Além das 20 estações que devem ser implantadas até novembro, outras 20 estão previstas até fevereiro de 2016. Alguns dos possíveis bairros a receber as próximas estações, de acordo com o secretário-executivo da SCSP, são Edson Queiroz, Praia do Futuro e Cidade 2000. Fortaleza tem hoje 40 estações do Bicicletar.

 

Números

Segundo dados da SCSP, até a última quinta-feira, 8, o Bicicletar registrou 427.072 viagens. No Brasil, o sistema lidera o ranking de bicicletas compartilhadas, com uma média de 43,5 viagens por dia em cada estação. As estações mais utilizadas em dias úteis são a do Shopping Benfica, a do Aterro da Praia de Iracema e a da Praça da Gentilândia. Nos fins de semana, as estações do aterro, do Náutico e da Praça Luíza Távora são as mais procuradas.


Fonte: O POVO