Projeto do governo cearense contempla ligação do aeroporto com o porto de Mucuripe
O terminal marítimo de passageiros de Fortaleza, localizado no bairro do Mucuripe, receberá turistas vindos de cruzeiros e transatlânticos, a partir de março de 2013, de acordo com a previsão da Companhia Docas do Ceará.
A previsão foi feita nesta quinta-feira (15) pelo presidente da empresa, Paulo André Holanda, durante o “Road Show – Vitrine ou Vidraça”, evento promovido pelo Portal 2014 e o Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia) na capital cearense.
De acordo com Holanda, o estado terá um terminal de passageiros amplo no Porto do Mucuripe. “A estrutura que temos hoje funciona paralelamente ao terminal de cargas. Precisamos de uma nova estrutura, pois o número de cruzeiros que chega a Fortaleza aumenta a cada dia.”
Um dos conceitos do novo terminal, tendência no mundo todo, é o fly port, que consiste na integração entre a infraestrutura aérea e a marítima.
“O turista chega ao aeroporto de Fortaleza, segue para o porto de VLT e embarca num navio para o sul. A cidade é ponto estratégico para esse tipo de turismo, que praticamente não é explorado”, disse o arquiteto Alexandre Landim, autor do projeto, acrescentando que o governo pretende estender a linha do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) Parangaba-Mucuripe até o terminal marítimo.
O terminal de passageiros contará com espaços para visitação e contemplação dos turistas. A praia Mansa, por exemplo, que hoje não é acessível para a população por ser área de segurança, será aberta ao público.
De acordo com Landim, os recursos para a construção do terminal estão garantidos e o edital de licitação deve ser lançado ainda neste mês. A previsão da Companhia Docas do Ceará é de que as obras estejam concluídas até março de 2013.
Segundo Holanda, a Secretaria Nacional dos Portos conta com o orçamento de R$ 1 bilhão para reforma e ampliação de terminais de passageiros, principalmente nas cidades que receberão a Copa do Mundo.
Fonte: Da Agência Engetelka