Entre os dias 26 e 29 de abril de 2018 acontece, em Ilhéus (BA), o Global Stone Congress (GSC). Voltado para arquitetos, engenheiros, geólogos, designers e estudantes universitários, o objetivo do evento é reunir especialistas nacionais e internacionais para compartilhar conhecimentos e divulgar os avanços do setor de rochas ornamentais. O CAU/BR é um dos apoiadores do congresso.

Para os quatro dias de evento estão preparadas discussões que vão do uso histórico e contemporâneo das rochas ornamentais na arquitetura até os desafios encontrados pela indústria do setor. A programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial do evento. Clique aqui para acessar.

Vários convidados  nacionais e internacionais – arquitetos, geólogos, engenheiros de minas e administradores – já estão confirmados, entre eles:

Risale Neves , arquiteta, professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. Criadora e ministrante da 1ª disciplina sobre os Usos de Rochas na Arquitetura em cursos de graduação de Arquitetura no Brasil, iniciada em 2013 na UFPE. Integrante do Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo do Brasil por Pernambuco, CAU/BR (2015 a 2017). Integra atualmente a diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura do Brasil, ABEA (2018-2020).
 
Renato José Avilla Paldês, arquiteto e urbanista do Espírito Santo, especialista em rochas ornamentais e seu uso em vias públicas Leonor Trucco,  arquiteta formada pela Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, onde desenvolveu o Programa de Promoção do Uso da Pedra Natural na Construção, além do projeto A Pedra Utilizada em Edifícios e Locais Urbanos Clive John Mitchell, geólogo do Serviço Geológico Britânico, especialista em rochas e minerais industriais e no mercado de rochas ornamentais do Oriente MédioSeppo Leinonen, geólogo em Pesquisa Geológica da Finlândia . A maioria dos 24 anos de sua carreira incluem experiência com pedras de dimensão Paolo Marone, engenheiro civil, da Itália,  presidente do Instituto Internacional da Pedra, especialista internacional, com mais 30 anos de experiência na produção, aplicação e restauro das rochas ornamentais e aproveitamento dos resíduos
 
A primeira edição do Global Stone Congress aconteceu no Brasil em 2005. Outras edições foram realizadas na Itália (2008), Espanha (2010), Portugal (2012) e Turquia (2014), sempre buscando promover a cooperação internacional para o setor de rochas ornamentais.
 
 
FONTE: CAU/BR