O Guia Operacional de Acessibilidade para Projetos de Desenvolvimento Urbano com Critérios de Desenho Universal, da arquiteta carioca Verônica Camisão e do uruguaio Eduardo Alvarez, ganhou a menção especial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) “Friendly Spaces Accessible to All”. A premiação acontecerá no 25º Congresso Mundial da UIA, em Durban, na África do Sul, no dia 6 de agosto.
Verônica Camisão e Eduardo Alvarez são os primeiros a receber a menção. O prêmio, criado este ano pela UIA, tem com objetivo reconhecer trabalhos e pesquisas que tenham contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida através da concepção do ambiente edificado centrado no usuário e na acessibilidade.
Para o estudo, foi feita uma investigação da documentação existente e das normas técnicas regionais e internacional sobre acessibilidade, e pesquisas de campo em Santo Domingo, na República Dominicana, e em Barcelona, na Espanha. O Guia Operacional está disponível em três línguas: inglês, português e espanhol.
O presidente do IAB, Sérgio Magalhães, que está em Durban, onde participa do Congresso Mundial da UIA para defender a candidatura do Rio de Janeiro a sede do evento de 2020, ficou feliz com a notícia da menção e garantiu presença na cerimônia de entrega do prêmio. “Verônica Camisão está de parabéns pela conquista. A menção é uma justa homenagem ao seu incansável e importante trabalho”, disse Magalhães.