
A Comissão de Cultura e Esportes da Assembleia Legislativa debaterá nesta quinta-feira, 7, a partir das 14h, ações pelo tombamento do Náutico Atlético Cearense como patrimônio artístico, histórico e arquitetônico do Ceará.
“A realização da audiência pública é muito importante para debatermos o tema, tomando conhecimento dos pontos de vista daqueles que são contra e a favor da matéria”, justifica o deputado Heitor Férrer (PSB), que propôs o debate.
Destino da estrutura do Náutico Clube, situado na avenida Beira Mar, é motivo de polêmica há diversos anos. Enquanto alguns setores argumentam que o clube está hoje “insustentável” e defendem venda de parte da estrutura para a construção de imóveis, o movimento Náutico Urgente defende preservação total da estrutura histórica do prédio, inaugurado em 1948.
Segundo ele, o complexo arquitetônico do clube é “um dos mais importantes do Nordeste” e merece ação decidida dos parlamentares do Ceará. “O objetivo de que se venha a evitar o cometimento de um crime contra o patrimônio histórico-cultural do Estado”, diz.
Convidados
Entre os convidados, representantes do Movimento Náutico Urgente; Procuradoria do Estado; Procuradoria da Justiça; Institutos dos Arquitetos do Brasil – Ceará; Secretaria de Cultura do Estado; Conselho do Estadual Patrimônio; Instituto do Ceará; Conselho Municipal do Patrimônio Histórico; Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico.
FONTE: O POVO