Em 13 de janeiro de 1943, cidadãos de Nova Iorque – e, de modo geral, arquitetos de todo o mundo – puderam conhecer a arquitetura brasileira. Brazil builds : architecture new and old, 1652-1942 foi a exposição realizada pelo MoMA – Museu de Arte Moderna sobre a arquitetura produzida no Brasil não apenas naquele momento, mas desde meados do século XVII. 

Realizada pelo arquiteto norte americano Philip L. Goodwin e amplamente baseada em fotografias feitas por G. E. Kidder Smith, a exposição ocupou quase todo o térreo do museu com modelos, grandes impressões fotográficas, desenhos, croquis, plantas, mapas e projeções de slides. 

O material fora coletado por Goodwin – ele mesmo responsável pelo projeto do próprio MoMA, em colaboração com Edward D. Stone – em uma intensa viagem pelo Brasil em que, acompanhado de Smith, visitou e tomou registros da arquitetura aqui produzida entre os anos de 1652 e 1942.



Resultado da exposição, o catálogo Brazil Builds talvez seja primeira grande publicação sobre a arquitetura brasileira a percorrer outros continentes. Realizada também por Goodwin, o livro é “um esforço para mostrar aos norte-americanos o encontro das velhas a a inspiração das novas construções no Brasil”, segundo afirma o arquiteto e curador no prefácio.



“O colonial foi fartamente fotografado e o moderno não ficou atrás”, diz o prefácio do livro rico em fotografias em cores e em preto e branco. Já nas primeiras páginas, um mapa do território brasileiro apresenta – talvez causando surpresa – a dimensão continental do país, apontando os locais visitados por Goodwin e Smith em sua empreitada. 

Além de dividir a produção arquitetônica local por estados, o catálogo a separa em edifícios antigos e modernos; estes subdivididos por tipologias, que abrangem desde casas particulares até infraestruturas de transporte e edifícios recreativos. 



Os esforços do MoMA e do Instituto Norte-Americano de Arquitetos encontraram ajuda em importantes figuras da arquitetura nacional, entre os quais vale citar Lucio Costa, Roberto Burle Marx, Flavio de Carvalho, Oscar Niemeyer e Rino Levi, e constituem um importante marco para a arquitetura moderna, não apenas brasileira, mas também mundial. Brazil Builds – tanto a exposição como o catálogo – é uma ambiciosa tentativa de compilar quase três séculos de arquitetura brasileira em um pavimento de museu e cerca de duzentas páginas de um catálogo. 



O MoMA disponibiliza para download o arquivo em PDF do valiosíssimo catálogo que apresentou para outras terras algumas obras que vieram a ser consideradas pontos de inflexão no curso da arquitetura moderna. 

Faça o download do catálogo aqui e saiba mais sobre a exposição de 1943, aqui

>>> DOWNLOAD << 
 
 
Fonte: ArchDaily