Manifesto da Chapa “Desenhando o CAU: Perspectivas e Compromissos” candidata às eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Ceará, que acontecerão em 26 de outubro de 2.011
Eleições para o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil
Dia 26/10 – rede mundial de computadores – INTERNET
Manifesto da Chapa “Desenhando o CAU: Perspectivas e Compromissos” candidata às eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Ceará, que acontecerão em 26 de outubro de 2.011:
Aos arquitetos e urbanistas cearenses:
Após uma luta de mais de cinqüenta anos os arquitetos e urbanistas brasileiros conseguem, enfim, a criação do almejado conselho profissional independente com a aprovação da lei 12.378/2010.
Assistimos a um crescimento econômico e territorial desordenado repleto de desigualdades facilmente percebidas nas diferenças entre regiões desenvolvidas e empobrecidas, nas condições de vida desiguais entre o campo e as cidades e, sobretudo, na segregação urbana sócio-espacial das grandes cidades brasileiras. Nelas, proliferou-se a habitação precária, o urbanismo caótico, a depredação do meio-ambiente, a pouca importância dada ao planejamento e controle urbano pelos gestores públicos, enfim, a precarização da qualidade de vida humana.
Fortalecer o papel da Arquitetura e Urbanismo como atividade de produção social, cultural e tecnológica na melhoria da qualidade de vida e ambiental é, portanto, um dos principais desafios históricos da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo- CAU!
Para estarmos à altura do desafio que nos aguarda como categoria profissional, consciente de nosso papel histórico, nós, arquitetos e urbanistas, temos o dever e compromisso de organizar e viabilizar a primeira gestão do CAU voltada para os aspectos sociais, culturais e tecnológicos que as atividades profissionais têm como atributos.
Como autarquia federal dotada de poder normativo e fiscalizador das atividades da arquitetura e do urbanismo teremos obrigações para com o Estado, para com a sociedade e para com os mais de cem mil arquitetos e urbanistas brasileiros. Todavia, o país não espera de nós que sejamos apenas mais uma instituição meramente burocrática, cartorial e corporativa. Nossa ação política deve nortear-se pela ética, pelo interesse público e pelo diálogo democrático com todos os segmentos sociais com o objetivo da construção de um novo país, mais justo e democrático. Que a Arquitetura e o Urbanismo possam desempenhar um papel mais efetivo no planejamento da ocupação do território brasileiro, no controle e na construção das cidades, servindo como ferramenta de promoção da digni dade humana, de equilíbrio ambiental, fortalecendo o seu papel social e de manifestação cultural. Que o novo conselho fortaleça a qualidade do trabalho dos arquitetos e urbanistas, colaborando para o seu permanente aprimoramento, orientando e apoiando o adequado exercício profissional em harmonia com as demais profissões.
Nesse contexto apresentamos para as primeiras eleições do CAU no Ceará, a Chapa “Desenhando o CAU: Perspectivas e Compromissos”, formada por profissionais oriundos dos mais diversos campos de atuação da Arquitetura e Urbanismo (edificações, planejamento urbano, ensino, construção, arquitetura de interiores, organizações profissionais, dentre outros), e dos principais pólos de desenvolvimento de nosso estado.
Assumimos os compromissos aqui manifestados, que desejamos ver fortalecidos pelo fundamental apoio e participação de todos os arquitetos e urbanistas cearenses na construção de um Conselho de Arquitetura e Urbanismo que será moldado pela consciência histórica, pelo compromisso público e pelo diálogo franco com os profissionais, o poder público e a sociedade.
COMPOSIÇÃO DA CHAPA DO CAU-CE
“Desenhando o CAU: Perspectivas e Compromissos”
– Para representante do Ceará no Conselho Federal – CAU/BR:
Titular
Arq. Napoleão Ferreira
Suplente
Arq. Ant. Martins da Rocha Junior
– Para o Conselho Estadual do Ceará: CAU/CE:
Titulares:
Arq. Luciano Guimarães
Arq. Odilo Almeida
Arq. Delberg Ponce de Leon
Arq. José Nasser Hissa
Arq. Romeu Duarte Junior
Arq. Marcus Lima
Arq. Roberto Martins Castelo
Arq. Custódio Santos
Arq. Euler Muniz
Suplentes:
Arqta. Águeda Ribeiro
Arq. Bruno Braga
Arq. Carlos Augusto Lopes Freire
Arq. Paulo Hermano Barroso
Arqta. Marcelly Barreira
Arq. Hildo Moraes Junior
Arqta. Hermínia Lopes
Arq. Sérgio Facó
Arq. Robson Paiva
Vote para a formação do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo .
O voto é obrigatório e a votação é dia 26 (quarta-feira) pela Internet
Faça parte dessa história!
Outras informações nos sites:
www.votaarquiteto.com.br
www.votaarquiteto.org.br