Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia, tem trabalhado para se transformar em um dos modelos de desenvolvimento urbano sustentável na região e no mundo. O foco está nos bairros mais pobres e mais isolados. Novas construções em larga escala de escolas, bibliotecas, espaços verdes, espaços culturais e centros de conhecimento têm contribuído para a redução da criminalidade e do desemprego e para a melhora da qualidade de vida na cidade.

 


Descrição

Os cartões postais de Medellín mudaram para as áreas da cidade que, historicamente, permaneceram excluídas da cidade e das imagens exportadas para o mundo. Por meio de uma nova maneira de fazer arquitetura orientada pela integração, a cidade se distancia do ranking das cidades mais violentas da América Latina.

Em Medellín, questões como a integração, mobilidade, governança, redução da pobreza e da violência estão sendo focadas em um mesmo projeto espacial. O conceito de Projecto Urbano Integral (UPI) utiliza ferramentas do desenvolvimento social, físico e a coordenação interinstitucional para transformar os setores da cidade com maiores necessidades.

O UPI, juntamente com outros instrumentos, como o Plano de Ordenamento Territorial (POT) e o  Plano Diretor de áreas verdes, permitiu progressos na recuperação de bacias hidrográficas, áreas em risco ambiental, gestão do espaço público, habitação social e políticas mais eficientes de ocupação do solo.

Em 2004, a prefeitura desenvolveu um plano com amplo envolvimento da população. O foco foi a mobilidade, a educação e a construção de espaços públicos e áreas verdes.

Os habitantes dos bairros da periferia de Medellín demoravam 2,5 horas (cada sentido) para ir ao trabalho. Devido às encostas íngremes nessas partes da cidade, não há contato com o metrô e em algumas áreas nem mesmo um serviço de ônibus. Atualmente o Metrocable, uma das iniciativas estabelecidas no plano, transporta 553 mil habitantes por dia.

Medellin, a segunda maior cidade da Colômbia, foi premiada em 2013 como a cidade mais inovadora do mundo pelo Urban Land Institute.

Objetivos

• Recuperar os setores mais pobres da cidade que, até recentemente, eram dominados por grupos paramilitares ou traficantes de drogas;

• Promover a participação dos cidadãos na construção da cidade. Dois processos têm destaque em Medellín, a construção e implementação participativa de Planos deDesenvolvimento Local em cada região e o Orçamento Participativo da Cidade;

• Trabalhar a integração, mobilidade, governança, redução da pobreza e da violência em um mesmo projeto espacial;

– Oferecer desenvolvimento e prosperidade para toda a população;

– Estimular o desenvolvimento econômico e a inovação;

– Projetar a cidade regionalmente e globalmente;

– Fortalecer instituições democráticas e facilitar a participação cidadã.

Metodologia

A implementação do desenvolvimento urbano da cidade está a cargo da “Empresa de Desarrollo Urbano del Municipio de Medellín” EDU (Empresa de Desenvolvimento Urbano do Município de Medellín). Esta organização tornou-se extremamente importante para projetar, gerenciar e implementar os vários planos urbanísticos e arquitetônicos, por meio da coordenação intersetorial e interinstitucional.

A mudança começou com o processo de erradicação da violência por meio da educação, simbolizada pelo lema “Medellín, la más educada “ (Medellin, a cidade mais educada). Foram remodeladas e construídas novas escolas e erguidos imponentes parques-biblioteca em áreas com indicadores de violência mais altos, de modo a construir espaços de convivência, cultura e lazer para a comunidade.

Cronograma

• 1992: A cidade era classificada como uma das cidades mais perigosas do mundo;

• 2004: Conclusão do sistema de teleférico na região nordeste (2,0 km);

• 2006: Conclusão do Orquideorama do Jardim Botânico;

• 2007: O decreto Municipal 43, de 2007, cria e institucionaliza o planejamento local e o orçamento participativo no âmbito do Sistema Municipal de Planejamento (Acordo 043 de 1996);

• 2007: Conclusão da “Biblioteca España”;

• 2008: Conclusão do sistema de teleférico na região oeste (2,9 km);

• 2011: Conclusão do Parque Biblioteca Pública León de Greiff;

• 2013: Medellin recebe o Prêmio de cidade mais inovadora do mundo pelo Urban Land Institute.

Resultados

• Todos os dias o metrocable transporta 553 mil habitantes entre as diferentes áreas da cidade;

• O sistema de metrô de Medellín ajuda a reduzir em 175 mil toneladas/ano as emissões de CO2 da cidade;

• A taxa de homicídios caiu quase 80% entre 1991 e 2010;

• Entre 2010 e 1011 a taxa de homicídios caiu um 19,4%, atingindo 69,9 mortes por 100 mil habitantes;

• A linha de pobreza para o período entre 2002 e 2010 diminuiu num 39%, passando de 36,1% para 22%. Igualmente, a indigência também caiu (em proporção menor), de 7,9% para 5,6% no mesmo período, alcançando uma redução de 29%;

• Investimento decidido pelos cidadãos todo ano é de 5% do orçamento municipal;

• Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia, foi premiada em 2013 como a cidade mais inovadora do mundo pelo Urban Land Institute.

Instituições envolvidas

• Prefeitura de Medellín

• Empresa de Desarrollo Urbano del Municipio de Medellin

Contatos

Empresa de Desarrollo Urbano del Municipio de Medellin

Carlos Alberto Montoya Correa

Email: carlos.montoya@edu.gov.co

Juliana Portillo

Email: juliana.portillo@edu.gov.co

Fontes

http://www.plataformaurbana.cl/archive/2012/01/09/como-hacer-ciudad-el-m…

http://medellincomovamos.org/

http://blog.es.idealist.org/medellin-la-ciudad-mas-innovadora-del-mundo/

http://online.wsj.com/ad/cityoftheyear

http://www.dac.dk/en/dac-cities/sustainable-cities-2/all-cases/transport…

http://www.medellincultura.gov.co/plancultural/Paginas/DocumentofinaPlan…

http://architectureindevelopment.org/news.php?id=49

http://www.elcolombiano.com/BancoConocimiento/L/la_arquitectura_ha_trans…

http://participedia.net/de/cases/medell-n-colombia-planeaci-n-local-y-pr…

http://www.medellincultura.gov.co/medellinjoven/Documents/Observatorio/D…

Plan de Ordenamiento Territorial

Fonte:http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas-praticas/medellin-inovacao-em-planejamento-e-infraestrutura-urbana