O Centro Cultural Belchior, Órgão da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, no período de 31.10 a 29.11.2017, a Mostra “CHICO DA SILVA – UM ÍNDIO BRASILEIRO REINVENTA A PINTURA”, com obras de autoria inconteste do famoso artista plástico primitivo, falecido em 1985.

No dia 03.11, no auditório do mesmo Centro Cultural, será realizada palestra sobre o artista, sua obra, o mercado atual das obras do pintor e a representatividade de Chico da Silva para as Artes Plásticas do País. 

Na ocasião, serão projetados 2 filmes sobre o pintor e sua obra, o primeiro realizado em 1975 pelo conhecido cineasta de “Tijipió”, Pedro Jorge de Castro, Prof. da UNB, e o segundo, “Homens Trabalhando”, produção e direção coletiva destinada ao Salão de Abril de 1982 e que cobre em tempo real o pintor Chico da Silva, comandando pintura coletiva de painel com os 5 (cinco) membros da chamada Escola Chico da Silva. 

QUEM FOI CHICO DA SILVA?

Chico da Silva foi o único artista plástico brasileiro a merecer premiação em pintura na Bienal de Veneza, em sua XXXIII edição, no ano de 1966, oferecendo a presente Mostra oportunidade única de o público conhecer a genuína obra do pintor primitivo, com obras que remontam às Décadas de 40 até 80, quando faleceu. 
 
 
A pintura de Chico da Silva empolgou os membros do Júri da Bienal de Veneza, a ponto de a direção da Mostra, num ato inédito em sua história, criar o Prêmio MENÇÃO HONROSA – que não constava no regulamento – para consagrar a obra do artista.
 
Face à grande representatividade da obra de CHICO DA SILVA para as Artes Plásticas do Ceará e do Pais, o Secretaria de Cultura do Município de Fortaleza formulou convite aos 3 Curadores para  realizarem a Mostra no recém criado Espaço Belchior, situado no bairro boêmio da Praia de Iracema.
 
A Curadoria é composta pelo Médico Psicanalista José Gurgel, o restaurador Gilberto Brito e o marchand e galerista Luciano Montezuma. Um dos textos anexos contém justificativa da Curadoria para a realização da Mostra e o outro texto será afixado na sala de exposição para orientação do público.  
 
Serviço: 
Mostra CHICO DA SILVA – UM ÍNDIO BRASILEIRO REINVENTA A PINTURA
LOCAL: Centro Cultural Belchior 
Endereço: Rua dos Pacajús, 123, Praia de Iracema
Horário: 19h
Gratuito
 
 
Fonte: Luciano Montezuma