Para participar da revitalização do Centro, a Câmara Municipal de Fortaleza está com proposta de se instalar no Edifício Philomeno Gomes, mais conhecido como Lord Hotel, e no imóvel à sua frente, onde funcionava o antigo Beco da Poeira. Os equipamentos, que ficam em frente à Praça José de Alencar, se transformados na Casa Legislativa, revitalizarão o lado oeste do Centro, segundo Salmito Filho (Pros), presidente da Câmara.
Ele explica que a escolha do local ainda precisa ser debatida com a sociedade e que, por isso, ainda não há data para início de obras. “A partir do debate vamos poder avançar e construir amarrações de participação popular, técnicas e institucionais para que depois não haja mais retrocesso”, diz.
Por enquanto, os critérios técnicos para instalação da Câmara no Lord Hotel foram estabelecidos com a ajuda de arquitetos urbanistas, por meio do último encontro do “Pacto por fortaleza em Ação”.
“Indo para lá a Câmara contribuirá mais ainda com o Centro. Além disso, o local fica em frente a uma estação de metrô, a poucos metros de uma avenida de caixa larga que é a Tristão Gonçalves. E o prédio é público, portanto, a Câmara não terá que desapropriar ou comprar e o Governo autorizou a mudança, caso decidamos ir para lá”, analisa. A proposta de Salmito Filho é que o prédio, como é histórico, seja restaurado.
Fonte: O Povo