Prazo para a entrega do novo espigão, que terá 300 metros, é fim de julho. A obra começou no dia 23 de maio deste ano.


O banho de mar ganhou som de caminhão e pedras de duas a quatro toneladas sendo movidas para compor um espigão na Beira Mar, na altura da avenida Desembargador Moreira. O novo espigão terá 300 metros, com uma dobra de mais 50 metros em forma de ancoradouro. A intervenção foi iniciada no dia 23 de maio e, até ontem, tinha 161 metros concluídos, segundo o engenheiro João Luiz Ramalho, da Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor).

As grandes mudanças prometidas para a avenida Beira Mar, com novo projeto arquitetônico que deve mudar o cenário do local, foram iniciadas com a derruba do Mercado dos Peixes do Mucuripe e a construção do novo espigão. O prazo para o término da primeira fase é o fim de julho.

João Luiz Ramalho explicou que são usados 40 caminhões, cada um realizando até quatro viagens por dia, para a obra. No entanto, a medida que a intervenção avança para o mar, a operação fica mais lenta, pelas dificuldades operacionais.

Ele informou que a faixa de areia que será criada com a engorda já existiu no passado de Fortaleza, antes da construção do Porto do Mucuripe. Por isso, os espigões servirão para recuperar esse trecho de praia.

Saiba mais 

Após a entrega do espigão bruto, será iniciada a fase da engorda na Beira Mar, que deve durar 100 dias. 

Com a finalização dessa parte, as drenagens da área serão prolongadas e, só assim, iniciada a urbanização. 

Com a proximidade da Copa das Confederações, áreas que compõem o corredor turístico da Cidade passam por intervenções para melhorar o acesso. Uma delas é a Beira Mar. Parte da via passa por recapeamento no asfalto desde a última segunda, com previsão de término para segunda, 17. 

O trecho que passa por recapeamento é entre as ruas Manoel Jacaré e Tereza Hinko. Obra é da Secretaria Executiva Regional II.

Fonte: www.opovo.com.br