Faleceu neste último domingo (26) aos 81 anos o professor e arquiteto Fábio Penteado.
Penteado foi Presidente Nacional do IAB, Presidente do IAB/SP, Vice Presidente da UIA, Presidente da 2° Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Patrono do Congresso Brasileiro de Arquitetos realizado em SP em 1991, e um dos fundadores da Revista Projeto entre outras atividades. Obteve o Colar de Ouro do IAB, a mais importante comenda do Instituto.
Como presidente do IAB/DN foi também um dos grandes responsáveis pela reabertura da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília, no período da ditadura.
Teve dois filhos e cinco netos. Seu corpo foi cremado no Horto da Paz, em Itapecerica da Serra.
Carreira
Importante protagonista da arquitetura paulista, Fabio Penteado é autor de obra expressiva, com destaque para o Centro de Convivência Cultural (com Alfredo Paesani, Teru Temaki e Aldo Calvo, Campinas, 1966/67), Sociedade Harmonia de Tênis (com Teru Temaki e Alfredo Paesani, São Paulo, 1964), Clube Alto dos Pinheiros (com Teru Temaki, São Paulo, 1970) e o Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado (com Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha, Guarulhos, 1967).
“A obra de Fábio Penteado se caracteriza pela diversidade e singularidade, construídas em perfeita harmonia com os ideais que possibilitaram o surgimento e nortearam o desenvolvimento da arquitetura paulista a partir do meio da década de 50. Essa atitude projetual única resulta em obras cuja formalização indica a aceitação e o requerimento de sugestões arquitetônicas variadas, ora muito próximas, ora mais distantes dos cânones com os quais se convencionou identificar a arquitetura da Escola Paulista.” Ivo Renato Giroto.
Veja uma entrevista com Fábio Penteado publicada em sua Revista Projeto e Design (Edição 290 Abril de 2004)
Homenagens dos colegas a Fábio Penteado
“Todos são arquitetos e merecem nossas homenagens. Alguns fazem mais pelo IAB em suas vidas e esses, sem dúvida por isso, merecem mais… FABIO PENTEADO colega e amigo durante toda sua vida teve uma dedicação especial pela nossa entidade. Ele merece mais… O carinho e as saudades dos amigos do IAB.
“A família em nome da Direção Nacional e do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil nossas homenagens e gratidão.” Gilson Paranhos, Presidente do IAB-DF
“Além de um grande arquiteto, perdemos um exponte impar de nossa entidade. Fabio Penteado foi Presidente Nacional do IAB, Presidente do IAB/SP, Vice Presidente da UIA, Presidente da 2° Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Patrono do Congresso Brasileiro de Arquitetos realizado em SP em 1991, e um dos fundadores da Revista Projeto entre outras atividades. Também como professor, foi demitido da Universidade na época da ditadura militar. Obteve o Colar de Ouro do IAB, a mais importante comenda de nosso Instituto.
“Como presidente do IAB/DN foi também um dos grandes responsáveis pela reabertura da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília, no período da ditadura.
“Foi também um intenso participante de nossas reuniões, sempre presente e atuante, nos ultimos tempos sempre me ligava para ver como estava o IAB e justificando sua eventual ausencia de nossas reuniões do Cosu.
“A Arquitetura Brasileira e especificamente a Arquitetura Paulista tem se ressentido recentemente da perda de inumeros colegas importantes, entre eles Fabio Penteado, que deixa para nós um importante legado de atuação tanto na produção da Arquitetura como na politica profissional.” Gilberto Belleza, ex-presidente Nacional do IAB e ex-presidente do IAB-SP
FONTES: IAB SP, Arcoweb, PINIweb, Vitruvius, eptv.globo.com