Dado às limitações dos cofres públicos em nossas diversas cidades e a necessidade de melhora urbana urgente de nossos principais centros urbanos, a discussão sobre o Estatuto da Cidade e seus diversos instrumentos ressurge com força comparável ao do momento de sua formulação. Nesse cenário atual de nova discussão urbana o papel das Operações Urbanas Consorciadas (OUCs) surge como central, principalmente pelo caráter de trabalho conjunto entre o poder público e agentes privados em prol de uma nova formatação urbana.

Diversos são os casos de OUCs já em prática, apresentando resultados econômicos e de mudanças urbanas diversas, sendo que São Paulo e Rio de Janeiro possuem exemplos avançados de aplicação das mesmas, contendo resultados já mensuráveis.
Ainda, como tal instrumento tem grande potencial de transformação urbana, aliado a um novo ferramental jurídico que permite investimento financeiro privado em obras de infraestrutura e transformação urbana o papel do mercado, assim como de todo o ferramental financeiro se faz imprescindível.
No Fórum Operações Urbanas Consorciadas alguns desses temas serão analisados, assim como sua relação direta entre investimentos e os diversos mecanismos para uma gestão financeira mais eficiente, aliada a projetos urbanos de mudança efetiva.
- • Discuta em detalhe os principais projetos urbanos já realizados no Brasil.
- • Entenda o funcionamento geral do Estatuto da Cidade e a possibilidade de aplicação de seus diversos instrumentos.
- • Saiba quando se aplicar uma OUC ao invés de usar instrumentos muitas vezes menos complexos e menos onerosos.
- • Se informe sobre possibilidades de financiamento e de viabilização econômica de grandes projetos urbanos.
- • Compreenda o papel fundamental da arquitetura e do urbanístico ao longo da execução de tais projetos.
- • Estude com profundidade os impactos de CEPACs no mercado imobiliário assim como se comercializar as mesmas.
- • Compreenda como se dá a relação entre o mercado imobiliário e o poder público ao se trabalhar, conjuntamente, no tecido urbano.
- Mais informações e inscrições: http://hiria.com.br/agenda-de-eventos/operacoes-urbanas-consorciadas/