O andamento da elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Fortaleza (PLHISFor) foi apresentado ontem, 29, à diretoria do IAB-CE. Os trabalhos são coordenados pelo arquiteto Daniel Rodrigues, que detalhou aos diretores da entidade o processo de diagnóstico e mostrou como está a construção da proposta.


A construção do PLHISFor, segundo Daniel, tem levado em consideração duas leituras: a técnica, baseada em dados colhidos em pesquisas realizadas por institutos, e a social, feita em oficinas em que a população expôs as suas demandas e apontou os locais onde havia moradias em situação precária.

Um dos resultados desse trabalho de diagnóstico e mapeamento é a possibilidade de o número de assentamentos precários, que era estimado em 480, ter aumentado para 866. Outra informação que consta no diagnóstico mostra que, segundo levantamento feito em 2006 pela Fundação João Pinheiro, há um déficit de 77.615 unidades habitacionais em Fortaleza. No entanto, de acordo com as leituras técnicas e sociais realizadas pela equipe do PHLISFor, a Regional I, sozinha, conta com um déficit de 37.674 unidades.

Daniel ressalta que as projeções ainda não são exatas, pois os dados utilizados se referem ao Censo de 2000. A equipe do PHLISFor aguarda a divulgação do Censo 2010 para atualizar o diagnóstico.

A pré-proposta do PHLISFor será apresentada amanhã, 1º de dezembro, às 18 horas, no Sindicato dos Comerciários (avenida Tristão Gonçalves, 803, Centro). Até o dia 14, o plano ficará aberto à sugestões, que poderão ser enviadas por email para habitafor@gmail.com. A apresentação do PHLISFor será no dia 15, no auditório da Fiec (avenida Barão de Studart, 1980, Aldeota).

Baixe aqui os slides do PHLISFor que foram apresentados no IAB-CE