Das 475 praças existentes em Fortaleza, 160 já integram o Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes – promovido pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). O projeto – que existe nesse formato há um ano – busca empresas, organizações não governamentais e pessoas físicas interessadas em reformar e prestar manutenção dos equipamentos urbanos.
Entre as integrantes do projeto, 30 já passaram por revitalização e outras 130 aguardam apenas processamento da documentação. Ontem, 26, dentro da programação da Festa Anual das Árvores 2014, foram assinados quatro termos de compromisso com o programa pelos adotantes e pela titular da Seuma, Águeda Muniz (serão adotados equipamentos no Centro, Cocó, Conjunto Ceará e Jardim Guanabara). Até o fim da semana, outros seis documentos devem ser assinados – esse é o último passo antes da reforma. A revitalização das outras 120 praças aguarda apenas término da documentação.
Ontem, também dentro da programação Festa Anual das Árvores, pessoas e instituições responsáveis pelas 30 praças já revitalizadas receberam certificados de agradecimento.
Para Hélio Galiza, engenheiro e diretor da Manhattan Construtora, a adoção da praça é uma das maneiras de realizar algo positivo pela Cidade. “Uma ação de cidadania e participação social. Temos administrador e cuidadores da praça. É um privilégio poder revitalizar um espaço público”, afirma Hélio. A empresa adotou a Praça Oficina do Senhor, no Cocó.
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/03/27/noticiasjornalcotidiano,3226781/pracas-sao-adotadas-por-instituicoes.shtml