Em dois meses, um ponto de cidadania voltado para o auxílio de pessoas em situação de rua e usuários de drogas de Fortaleza será instalado nas imediações do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema. A unidade funcionará como posto de atendimento móvel da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), que teve nova sede inaugurada ontem, no Jacarecanga. O evento contou com a participação da vice-governadora do Estado, Izolda Cela.  

Sobre o novo equipamento, a titular da SPD, Mirian Sobreira, destacou que ainda não há uma data certa para entrar em funcionamento. Ela adiantou que o atendimento será realizado em um contêiner onde serão oferecidos serviços básicos, como a distribuição de água, kits de higiene e banho. “Identificamos aquele local como um dos que têm o maior número de usuários de drogas e moradores de rua. Por isso a escolha. Durante a assistência, eles serão assediados para serem levados às comunidades terapêuticas. É a busca do cidadão onde ele está, no uso da droga. Vamos identificá-los, fazer uma triagem e encaminhá-los para as redes de atendimento que já existem”, detalhou.

 

Prédio histórico

Criada em março deste ano, a SPD estava instalada provisoriamente no Palácio da Abolição. Agora com sede própria, ela passa a funcionar na rua Oto de Alencar, ao lado do Corpo de Bombeiros. No mesmo ambiente também funciona o Centro de Referência sobre Drogas (CRD) do Estado. No local, funcionou a Escola Estadual Juvenal Galeno. Erguido em 1923, o prédio foi reformado e restaurado. Mirian Sobreira disse que pretende pedir o tombamento da construção.

 

A inauguração do prédio foi parte da programação da Semana Nacional sobre Drogas. Na ocasião, alguns serviços foram prestados à comunidade, como a aferição de pressão, vacinação, ginástica, massoterapia, corte de cabelo, maquiagem e expedição de documentos, além de atividades culturais.

Fonte: O Povo