As propostas do Fórum Permanente pela Implantação do Parque Ecológico do Cocó (Fórum Cocó) sobre a regulamentação do espaço serão discutidas em audiências públicas e devem contribuir com o projeto de legalização do parque pelo Governo do Estado. O documento com as propostas, assinado por 25 instituições que compõem o fórum, foi entregue ontem ao governador Camilo Santana (PT). Ele se comprometeu a executar a regulamentação do Cocó até o fim do ano.
O documento do Fórum Cocó sugere a criação de uma unidade de conservação denominada parque com aproximadamente 1.435 hectares. No relatório, o fórum indica ainda quais áreas devem integrar a unidade de conservação e sugere que o Cocó seja regulamentado em decreto do Governo do Estado. Além disso, o documento propõe que a regularização fundiária seja feita somente após a criação oficial do parque, conforme O POVO publicou no último dia 21. O relatório do fórum foi concluído após sete meses de debates.
“Pedi ao secretário Artur Bruno (do Meio Ambiente) que ouvisse todas as propostas e, até por uma questão de coerência com a minha formação acadêmica, me comprometi em garantir esta regulamentação, principalmente ouvindo o que a sociedade tem a dizer”, afirmou Camilo, conforme nota da Casa Civil.
Fonte: O Povo