A prefeitura do Rio vai promover um concurso, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RJ) para a escolha do design das instalações esportivas do Parque Olímpico dos Jogos Rio 2016.


A prefeitura do Rio vai promover um concurso, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RJ) para a escolha do design das instalações esportivas do Parque Olímpico dos Jogos Rio 2016.De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a data e as normas da seleção ainda serão formuladas.

Na sexta-feira, Paes anuncia o vencedor do Concurso Internacional para o Plano Geral Urbanístico do Parque Olímpico Rio 2016. A partir desse projeto, será possível realizar a seleção para a escolha dos designs das instalações esportivas. E como a prefeitura ainda não decidiu se as obras do parque olímpico serão feitas em parceria com a iniciativa privada ou custeada com recursos do governo federal, o concurso só deverá ocorrer no fim do ano.

– Ainda não decidimos a modelagem da parceria público-privada para a construção do parque olímpico. Se fizermos, pode ser que um dos encargos do vencedor seja realizar o concurso de design em parceria com o IAB. Ou a prefeitura fará – disse Paes, após participar nesta quarta-feira do seminário sobre grandes eventos, promovido pelo Tribunal de Contas da União, em Brasília.

O Parque Olímpico é a principal instalação esportiva dos Jogos e abrigará um total de 15 modalidades. E uma das normas do concurso foi a de que 60% do terreno possa ser disponibilizado após os Jogos para a iniciativa privada. O restante receberá instalações esportivas permanentes que integrarão o Centro Olímpico de Treinamento ao fim de 2016.

Fonte: O Povo On-line