O tombamento do edifício São Pedro, na Praia de Iracema, foi aprovado ontem, por unanimidade, pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic). O decreto segue agora para assinatura do prefeito Roberto Cláudio. No prédio, funcionou o Iracema Plaza Hotel.

 

Conforme a Prefeitura de Fortaleza, a instrução de tombamento do prédio foi elaborada pelo Comphic e apresentada aos conselheiros pelo arquiteto Jober Pinto. O pedido foi solicitado pelos proprietários do imóvel. Consta na instrução que o edifício, com estrutura que lembra um navio, é um “referencial na memória dos moradores e frequentadores, antigos e novos, da Praia de Iracema”, além de um “marco de enorme importância na construção da imagem da Cidade”.

 

O São Pedro tem diversos proprietários: 60% pertence a uma família, 30% a outra e 10% dele é distribuído entre diversas pessoas. O edifício foi construído na década de 1950, com estrutura de concreto armado. Foi o primeiro prédio com mais de dois andares na praia, inaugurando o uso hoteleiro da orla – antes concentrado na região central da Cidade. O auge do prédio foi entre as décadas de 1960 e 1980. Durante 20 anos funcionou no local o restaurante Panela, frequentado pela alta sociedade.

Fonte: O POVO