O resultado do Concurso Nacional de Estudos Preliminares de Arquitetura para o vão central do Mercado Público de Florianópolis foi anunciado nesta terça-feira, 26 de novembro, pelo prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior. Organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil de Santa Catarina (IAB-SC), em parceria com o IPUF, a competição recebeu 64 trabalhos, dos quais três foram premiados e outros três receberam menção honrosa pela qualidade das soluções.
A proposta vencedora foi a dos arquitetos curitibanos Gustavo Correia Utrabo e Pedro Lass Duschenes. O estudo, de acordo com a ata do júri, interfere o mínimo possível no patrimônio tombado, com preferência por uma cobertura translúcida e retrátil. O trabalho contou com a coautoria de Bárbada Zandavali e colaboração de Maguelone Gorioux, Felipe Gomes e Agatha Link, além da assessoria estrutural do engenheiro Sandro Norio Oyama.
Agora, a equipe terá que adaptar o estudo preliminar de acordo com as recomendações da Comissão Julgadora. A partir da data de contratação da Prefeitura Municipal de Florianópolis, eles terão 120 dias para apresentar o projeto executivo.
A proposta do arquiteto Antonio Claudio Oliveira, que teve como coautores Felipe Lobão Rudge, Aloysio Itajahy, Marion Soave e Pedro S. Vianna, ficou em segundo lugar. A equipe da arquiteta Nara Martins Telles se classificou em terceiro lugar. As menções honrosas foram para as equipes de João Antônio Valle Diniz; Américo Ishida da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Paula Farage Knupp dos Santos.