Entre a formação acadêmica e os planos de colocar o próprio escritório de arquitetura, há uma série de detalhes e burocracias que, por mais complicadas que possam parecer, precisam ser bem compreendidas para que o novo negócio cresça e dê bons resultados. Na noite de ontem, no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-CE), os cerca de 30 participantes do curso Informações Práticas para o Exercício da Profissão de Arquiteto e Urbanista tiveram a oportunidade de conhecer tais detalhes.
No primeiro dia do curso, o contador Rogério Antunes palestrou sobre como formalizar o negócio, sobre a legislação tributária aplicável a escritórios e sobre a melhor forma de organizar as finanças. Após a exposição, houve um debate com a participação dos arquitetos Jenner Cabral e Paulo Cardoso.
As informações vieram em boa hora tanto para o arquiteto Marcos Nuno, que está iniciando seu escritório, como para a estudante do 10º semestre de Arquitetura, Juliana Pinheiro Marinho, que já atua em um escritório com o marido. Para ela, a promoção de cursos como este, além de levar conhecimentos e favorecer a troca de experiências, também é uma forma de unir a classe.
A programação do curso também chamou a atenção de Vérica Marília, recém-ingressa no curso de Arquitetura das Faculdades Nordeste (Fanor). Segundo ela, os módulos trazem uma noção da realidade da prática da profissão, que se alia ao aprendizado acadêmico.
De acordo com o presidente do IAB-CE, Odilo Almeida Filho, a intensão é fazer com que os cursos sejam uma atividade anual da entidade para compartilhar as novidades e proporcionar aos participantes conhecimentos que promovam o crescimento profissional.
As inscrições para o curso Informações Práticas para o Exercício da Arquitetura e do Urbanismo continuam abertas e podem ser realizadas no site do IAB-CE ou no local.
Confira a programação dos próximos dias:
Terça-feira, 24: Como contratar e quanto cobrar pelo projeto de arquitetura e urbanismo?
Quanto os profissionais cobram por projetos de arquitetura, ambientação e urbanismo? O que recomenda a Tabela de Honorários do
IAB? Saiba mais sobre Concursos Públicos de Projetos. Conheça os modelos de propostas e contratos utilizados pelo setor público e
privado.
Expositor: Odilo Almeida Filho.
Debatedores: Ricardo Muratori, Artur Novais e José Hissa
Quarta-feira, 25: Transformando a “ideia” do projeto em “obra construída”.
Quais os trâmites para aprovação de projetos de arquitetura e urbanismo? Quais os cuidados a serem tomados mesmo antes da
contratação do projeto? Como deve ser contratado e realizado o acompanhamento técnico?
Expositor: Custódio dos Santos Neto
Debatedores: Jaime Leitão, Juliana Atem e Eugênio Celso
Quinta-feira, 26: Quais as responsabilidades civis e os direitos dos arquitetos e urbanistas sobre os seus projetos? Fundamentos da Ética Profissional: conheça as vantagens da sua aplicação. O que diz o Código Civil e os Diretos do Consumidor? Quais as vantagens de um bom Acervo Técnico? Até onde vão os Direitos Autorais dos projetos?
Expositor: Aloísio Pereira Neto, advogado
Debatedores: Campelo Costa, Regina Costa e Silva e Napoleão Ferreira Neto
Sexta-feira, 27: Como organizar a produção do projeto de arquitetura, urbanismo e serviços complementares?
O que diz a lei sobre as etapas de projeto? Quanto vale cada etapa e cada serviço? Como produzir e coordenar o projeto de
arquitetura e os serviços complementares? Conheça experiências e resultados positivos.
Expositor: José Sales
Debatedores: Paulo Hermano, Marcus Lima e Luciano Guimarães