Inaugurou no dia 23 de janeiro, quarta-feira, a exposição que reúne os 20 projetos selecionados para o Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin. A ocasião marca ainda a divulgação dos três trabalhos vencedores.

Voltada para estudantes universitários e recém-formados (de qualquer área, não obrigatoriamente design), a seleção inclui propostas voltadas a moda, produto, mobiliário, interiores, paisagismo, web, gráfico, serviço, entre outros – foram 127 trabalhos inscritos, vindos de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Cada finalista recebeu R$ 5 mil para a execução do protótipo – que deve integrar a exposição – e de um catálogo.

A abordagem é efetivamente pouco convencional: a premiação abdica das categorias e propõe, a cada edição, um tema-desafio a partir do qual os jovens participantes desenvolvem seus projetos. Desta vez, o mote foi “compartilhar”. A ideia é destacar as sugestões que enfatizem a relação do design com outros campos, a exemplo de arquitetura, biologia, engenharia, tecnologia e ciências sociais. Esses pressupostos visam ressaltar como, atualmente, as soluções mais contundentes e inovadoras no design surgem em diálogo com diferentes especialidades e são capazes de responder a dilemas contemporâneos surgidos no cenário social, político, urbano, habitacional, além de publicações e mídias digitais.

Na abertura da mostra, serão anunciados os três vencedores contemplados com bolsas de estudo em cursos de design no exterior – seleção que coube ao júri composto por Alexandre Salles, Cláudio Bueno, Jackson Araujo, Hugo França, Tereza Bettinardi, Priscyla Gomes e Zoy Anastassakis.

Confira a lista completa de finalistas:

Amana – Umidificador de Ar, de Rafael Alves Monteiro (UFC-CE); Catatau, de Andres de Paula Dare (UniNove-SP); Composteira Residencial, de Julia Ries (PUC-RJ); Conte, de Chrisley Luiz Santana dos Santos (UFS-SE); Direito de Ser Humano, de Tamara do Couto Viegas (UFRGS-RS); FLUTUA, de Luiza Dalvi e Rayssa Carvalho, com a colaboração de Isabela Magro, Rodrigo Pereira, Ariane Freitas e Alexandre Machado (UFU-MG); Hurbanize: compartilhe ideias para a cidade, de Fernando Souza Ferreira (UFRGS-RS); maucx: proposta de dispositivo de mediação entre museu e cidade, de Maria Lorrine Silva Sampaio (UFC-CE); MOBS. – Módulos para Compartilhar, de Paul Newman dos Santos (USP-SP); Na-Kama, de Jasmim Caparroz de Almeida, Paulo Borges de Oliveira Netto (USP-SP); Ocean, de Mariana Nobre de Oliveira (UFRN-RN); O Sergipe encantado: projeto de um livro sobre práticas mágico-religiosas em Sergipe, de Breno da Costa Loeser (UFS-SE); Plataforma Digital de Incentivo ao Fazer Manual – Clube das Miçangas, de Mariana Soares da Costa, Ana Maria Copetti Maccagnan (UFRGS-RS); Ponto Planta, de Bruna Ribeiro Machado Tonso (PUC-SP); Sala de aula pública Microtopia, de Jeff Anderson, Thais Lee, Augusto Hipólito, Fernanda Rubio, Paula Warchavchik (FMU-SP); Senior Ludens – Plataforma de compartilhamento e Linha de dominós, de Livia Lanzellotti Nishibe (UNESP-SP); Sororas – aplicação para mulher empreendedora/autônoma, de Francisco Everardo Lima de Castro Junior, Kathleen Porto Marcilio, Leticia Cavalcante Martins, com a colaboração da Profa. Dra. Georgia da Cruz Pereira (UFC-CE); Tesse – capa protética, de Ana Cristina Cabral Wasen, Heloísa Seratiuk Flores (UFPR-PR); TRIALL, de Alexandre de Oliveira Lot (FACAMP-SP); Tudo Muda: um projeto de design colaborativo e economia circular no ensino fundamental, de Giancarlo Noll de Oliveira (UFRGS-RS).

 

Exposição: Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin
Abertura: 23 de janeiro, às 20h
Local: Instituto Tomie Ohtake – Complexo Aché Cultural
Endereço: Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88), Pinheiros, São Paulo (SP)
Metrô mais próximo: Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela
Visitação: 23 de janeiro a 10 de março – de terça a domingo, das 11h às 20h
Telefone: 11 2245-1900
Entrada Gratuita

Saiba mais informações no site do prêmio tomie ohtake

 

FONTE: ArcoWeb