
Charlie, de 5 anos, sonha em uma casa que tem a capacidade de se mover e pode percorrer longas distâncias nas suas pernas mecânicas
Existe um livro infantil maravilhoso escrito por Chris Van Dusen chamado “If I Built a House“, em tradução livre, “Se eu construí uma casa”, onde o personagem Jack embarca na aventura de projetar a casa dos seus sonhos. Logo nas páginas iniciais, Jack anuncia que sua casa será diferente. Ela não pode ser uma norma. Ele pensa sobre fluxo de tráfego, função e forma. Ah, e pode incluir formas como as de uma torre ou cúpula; Mas ele se concentrará no que faz de um edifício, uma casa.
Como o personagem Jack, as crianças em geral podem arquitetar coisas grandiosas. Enquanto os arquitetos geralmente focam em como eles podem criar espaços – como escolas e parquinhos – para as crianças a questão menos explorada é, o que as crianças podem oferecer aos arquitetos?
Com sua imaginação ousada, jovens adultos tem muito design para oferecer, onde ele próprio é um processo infantil que permite que você se envolva com algo de maneira mais imediata.
Para esse processo, as crianças trazem novas perspectivas e uma curiosidade desinibida, são espontâneas, honestas e se concentram muito mais do que os adultos em experimentar e explorar o espaço – há tanto para aprendermos!
Em um experimento arquitetônico próprio, a start-up de mobiliário situada no Reino Unido, MADE, pediu recentemente a um grupo de crianças que desenhassem como as casas pareceriam no futuro. Então um ilustrador 3D trouxe essas idéias à vida e os resultados são um olhar colorido e excêntrico sobre o que acontece quando permitimos que as crianças se tornem os designers. Dê uma olhada em alguns dos resultados arquitetônicos abaixo!


A casa em forma de pirâmide ecológica de Antoni (10 anos) está equipada com painéis solares, uma porta para o seu carro e um ponto de observação para a paisagem local. Também se beneficia de uma porta de frente deslizante.


Tilda, de 7 anos, projetou uma casa revestida de açúcar feita de creme. Existem tijolos temperados com cereja nas bordas da casa, janelas de doces e uma porta de chiclete. Para superar tudo, o suco de morango abrange o telhado desta deliciosa casa.


A casa de Kya (12 anos) está localizada ao lado de uma praia e apresenta um telhado de painel de vidro e é feita de madeira fina. De acordo com seus desenhos, além da entrada decorada, o que realmente separa esta casa é a capacidade de se camuflar de noite.


Alannah, de 7 anos, projetou uma casa que possui paredes de tapete fofo e suas janelas são feitas de pirulitos de morango derretido. O escorregdor gigante é feito de gelatina, o que o torna mais escorregadio e saltitante e permite aos habitantes um fácil acesso à área de lazer exterior que possui balanços, um trampolim e uma piscina.


Outro design sustentável, a casa da Isla (10 anos) graças aos painéis solares que cobrem as paredes e o telhado exteriores e possui um interior que possui uma biblioteca, sala de jogos, estúdio de música e academia.
FONTE: ARCHINECT