O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) assinou, em cerimônia realizada no último dia 24 de junho, em Chicago, memorando de entendimento com o American Institute of Architects (AIA). O acordo viabilizará contratos padrões e arcabouço jurídico para disponibilização de serviços de arquitetura, responsabilização, seguro e gestão de riscos, acessíveis aos arquitetos de ambos os países.
O documento foi assinado pelo presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, e pela presidente da AIA,Helene Combs Dreilling. A cerimônia ocorreu durante o encontro do Conselho Diretor do AIA que precedeu à Convenção do instituto.
“O acordo abre caminho para o diálogo direto entre as duas instituições e formaliza a cooperação nas áreas de regulação e proteção profissional, facilitando a fiscalização dos arquitetos norte-americanos que executam projetos para empreendimentos no Brasil e vice-versa. Um dos benefícios factíveis, por exemplo, será coibir a prática dos “laranjas” que assinam projetos estrangeiros feitos para o Brasil”, diz Haroldo Pinheiro.
Para ele, o acordo é mais um reconhecimento internacional da importância do CAU/BR. “Além disso, a ida à Chicago foi igualmente proveitosa por estreitar as relações com outros conselhos de diversos países, criando oportunidades para novos entendimentos internacionais”.
Em seu discurso, a presidente do AIA, Helene Combs Dreilling, enalteceu a criação do CAU/BR como um importante passo para a melhoria da prática da arquitetura no país, destacando o desafio da implantação, em curto prazo, de um conselho com mais de 100 mil profissionais.
Na ocasião, Haroldo Pinheiro recebeu a Medalha Presidencial pelos seus serviços em prol da arquitetura no continente. Além dele, foram homenageados o presidente do Australian Institute of Architects, David Karotkin, e o presidente do Conselho de Arquitetos da Europa, Luciano Lazzari.
Os conselheiros federais Roberto Simon (SC), coordenador da Comissão de Relações Internacionais, e Fernando Diniz Moreira (PE), coordenador da Comissão de Ensino e Formação, que negociaram o acordo, acompanharam a viagem. Em paralelo ocorreu o 13º International President´s Forum e foi assinado acordo com o National Architectural Acrediting Board (NAAB).