Terá início na próxima terça-feira (22), o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, em Fortaleza. Serão mais de 80 conferencistas, discutindo a prática da arquitetura e urbanismo na contemporaneidade 

 

Após o feriado da Semana Santa, de 22 a 25 de abril, acontece o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA), no Centro de Eventos do Ceará. O principal evento da arquitetura e urbanismo do Brasil propõe discutir os desafios e possibilidades no exercício da profissão, com realização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Dialogando com o tema “Identidade e diversidade profissional”, o XX CBA homenageará o arquiteto carioca Oscar Niemeyer. O público esperado é de aproximadamente dois mil congressistas de todo o País.


Entre as atividades que compõem a programação, haverá palestras, minicursos, exposições, feira de produtos e serviços, atração cultural e lançamentos de livros. Diariamente, seis grupos temáticos contemplarão as palestras, além de cerca de cinco temas livres e palestras magnas. Tudo isso acontecerá simultaneamente em seis salões do Centro de Eventos do Ceará.

 

Paralelamente ao XX CBA, ocorrerão encontros de entidades representativas da categoria, como a I Conferência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Também se reúnem o Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP) e a Federação Nacional de Arquitetos (FNA), além de todas as delegações do IAB.

 

A pauta do XX CBA contempla, em especial, os conceitos explorados pelas atuais demandas urbanas, reivindicadas pelas mobilizações populares em redor do mundo. O Congresso abordará ainda aspectos da formação e da prática profissional, relativas ao mercado de trabalho e aos instrumentos que possam trazer mais eficácia ao desempenho da profissão.

 

A solenidade de abertura será às 19h da terça-feira (22), no Salão Icapuí, localizado na ala leste do Centro de Eventos do Ceará. A mesa será composta por autoridades das entidades representativas e líderes do governo. Em seguida, haverá Palestra Magna com o presidente nacional do IAB, Sérgio Magalhães. O momento será aberto ao público.

 

“A expectativa é que haja uma grande interação entre arquitetos, estudantes, organizações e lideranças da sociedade. Será um momento histórico e produtivo em troca de experiências e em formulação de estratégias políticas e institucionais para a arquitetura brasileira”, fala Odilo Almeida, Presidente da Comissão Organizadora do XX CBA.