Escritórios de Arquitetura de todo o País têm até o dia 15 de agosto para inscrever suas propostas na competição nacional


Thays Tateoka
 
O concurso Renova SP para reurbanização de 22 das 99 sub-bacias hidrográficas no território de São Paulo teve suas inscrições prorrogadas e aceitará novos projetos entre os dias 04 e 15 de agosto.
 
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação, nas regiões a serem urbanizadas existem mais de 209 favelas onde moram mais de 300 mil pessoas, muitas em loteamentos irregulares ou áreas de risco. Desta forma, os projetos devem prever a implantação de infraestrutura urbana, drenagem, construção de espaços públicos e reorganização das unidades habitacionais para que esses locais se transformem em novos bairros da cidade.
 
Segundo Maria Teresa Diniz, coordenadora de projetos da Secretaria de Habitação e uma das organizadoras do concurso, os projetos que valorarem o que já foi construído pelos moradores e apresentarem ideias inovadoras têm mais chances de vencer a concorrência. “Não dá para fazer o projeto partindo de uma tábula rasa, a não ser em algumas áreas em que não existem condições de partir do pré-existente”, afirma.
 
Os interessados devem acessar o site do programa e efetuar cadastro para receber o detalhamento do edital e conferir as informações-base do concurso. O resultado será divulgado no dia 28 de agosto.
 
 
Execução do projeto
Depois de aprofundado o estudo, os escritórios vencedores terão de coordenar as equipes e gerenciar o consórcios para implantação dos sistemas de água, esgoto, iluminação, paisagismo, vias, drenagem, além dos espaços públicos e das novas unidades habitacionais. Ao todo, serão destinados R$ 58 milhões a serem divididos entre as 22 propostas eleitas.
 
Mais informações técnicas e sociais sobre os assentamentos precários da cidade podem ser acessadas por meio da base de dados do Habisp, que vem sendo alimentada pela prefeitura de São Paulo desde 2005.
 
FONTE: PINIweb