Seminário realizado pelo Portal 2014 em Fortaleza discutiu infraestrutura da cidade-sede


Lúcio Pontes Filho


Feitosa acredita que metade do Castelão esteja pronto até dezembro (crédito: Evilazio Moreira)

A mil dias da Copa de 2014, o melhor a fazer é motivar cada cidade-sede a se tornar uma vitrine para o mundo antes, durante e depois do evento esportivo. A opinião é do presidente do Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), João Alberto Viol, que participou ontem do, em Fortaleza, do seminário “Road Show 2014 – Vitrine ou Vidraça”, promovido pelo Portal 2014 e o Sinaenco.

Viol reconhece que as obras em Fortaleza estão adiantadas, mas diz que é preciso atentar para possíveis imprevistos, como intempéries, greves e até mesmo falta de recursos.

Castelão

O secretário estadual da Copa, Ferruccio Feitosa, apresentou o andamento das obras do Castelão. De acordo com ele, metade da obra deve estar concluída até o final de 2011. O objetivo é participar da Copa das Confederações.

“Estamos mais de dois meses e meio a frente do cronograma do contrato, sendo a obra com melhor ritmo e maior percentual executado do país. Isso nos dá a segurança de que estaremos com o estádio pronto em dezembro de 2012”, diz Feitosa.

Mobilidade urbana
“Em termos de projetos de mobilidade urbana, Fortaleza não deixa nada a desejar a nenhuma outra cidade. O que nós precisamos é que eles efetivamente saiam do papel”, disse Viol.

Durante o seminário foram apresentados os projetos do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), previsto para começar a operar em janeiro de 2013, e que ligará o Porto do Mucuripe ao bairro Parangaba. Também foram mostrados os projetos de alargamento e construção dos BRTs, nas avenidas de Fortaleza.

De acordo com o coordenador do Programa de Transporte Urbano da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Daniel Lustosa, o processo de licitação está previsto para começar em outubro as obras em janeiro de 2012. “A Caixa Econômica Federal está finalizando a análise dos projetos para a liberação dos recursos.”

Durante as comemorações pelos 70 anos do Estádio Presidente Vargas, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, garantiu que as obras em Fortaleza seguem os prazos estabelecidos pelo Caderno de Encargos da Fifa.

“O cronograma está sendo seguido e nós vamos entregar todas as obras para a Copa e, principalmente, para a cidade, até dezembro de 2012, como está previsto”, disse.

RDC
Viol criticou o Regime Diferenciado de Contrações (RDC) para a Copa do Mundo. “O RDC tenta resolver problemas de contratação e não é hora de se discutir isso. O que nós precisamos é tocar os projetos que já estão contratados”, afirmou.

Fonte: Da Agência Engetelka