Um conjunto habitacional construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano e Social (CDHU) em Cubatão, São Paulo, foi reconhecido pelas Nações Unidas como um exemplo de sustentabilidade a ser replicado em todo planeta.


O condomínio Rubens Lara foi considerado um exmplo de práticas alternativas pelo programa Iniciativa de Habitação Social Sustentável (Sushi), integrante do Programa da ONU para o meio ambiente.

Com autoria do arquiteto Marcelo Prado, o conjunto faz parte do programa de remoção da população que vive em encostas da Serra do Mar promovido pela Secretaria Estadual de Habitação de São Paulo, que coordena o CDHU.

Entre os itens listados pelo programa da ONU como medidas a serem usados em outros conjuntos habitacionais estão as janelas mais amplas, que promovem iluminação e ventilação natural, aquecimento da água por energia solar e acessbilidade total em portas, janelas e interruptores.

Apesar do custo 10% maior de construção do que nos conjuntos habitacionais convencionais, o Rubens Lara conta com soluções que representam economia tanto para os moradores quanto para o estado, como piso drenante, que recolhe água da chuva para reuso, e medição individualizada do consumo de água.
 

FONTE: Arco Web