A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado firmaram um acordo com universidades estrangeiras e pesquisadores nacionais em busca de soluções para problemas de sustentabilidade e mobilidade urbana. Com dados colhidos pelos governos e fornecidos às pesquisas, será possível estudar as demandas com maior precisão e encontrar respostas mais eficazes para a Capital, dizem os especialistas. O convênio foi assinado na manhã de ontem, na Universidade de Fortaleza (Unifor).

 

De acordo com Tarcísio Pequeno, da Fundação da Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), uma das prioridades do Município é utilizar a ciência no planejamento urbano. Segundo ele, a Prefeitura está recebendo demandas cada vez mais sofisticas da população. Para o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) José Soares, esse processo é natural. “À medida que as pessoas têm mais acesso à informação, mais elas têm consciência de como os sistemas se comportam e quais efeitos eles causam”, diz.

 

As instituições parceiras do Estado e da Prefeitura serão o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), a UFC, a Unifor e o Instituto Federal de Tecnologia da Suíça (ETH). No Brasil, as instituições estrangeiras já firmaram parceria também com a Prefeitura do Rio de Janeiro, onde desenvolveram projetos de mobilidade urbana e sustentabilidade, segundo Marta Gonzalez, do MIT.

 

Ela avalia que a parceria com governos é importante para a aplicação das soluções encontradas. De acordo com a pesquisadora, por melhores que sejam as soluções criadas pelos programas desenvolvidos nas instituições de pesquisa, elas atingirão seu objetivo quando aplicadas em benefício da população. “Soluções nos computadores ficam apenas lá. É necessário que os governos as apliquem”, afirma.

Fonte:O Povo