A derrubada de uma árvore da rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema, ontem, surpreendeu e causou tristeza em frequentadores da região. No Facebook, onde imagem da árvore cortada foi compartilhada, muitas foram as demonstrações de revolta. “Gente, não acredito!!! Rua dos Tabajaras decepada!!!”, critica uma usuária da rede social. “Do espanto de virar a rua e descobrir o absurdo. Tiraram a árvore incrível da Rua dos Tabajaras… Ê nó medonho na goela!”, lamentou outra internauta.

 

O tronco da árvore, localizada em frente ao Estoril, foi cortado em diversas partes. Alguns leitores atribuem a derrubada a obras do projeto de revitalização da área. A Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), no entanto, negou responsabilidade quanto à intervenção.

 

A assessoria de comunicação da Secretaria Regional II enviou uma equipe ao local, durante a tarde, para averiguar o fato e informou ao O POVO Online, em nota, que o corte da acácia mimosa foi realizado para se prevenir acidentes. De acordo com a Regional II, a árvore estava com a “saúde comprometida, oferecendo riscos de queda natural”. O órgão ainda ressaltou que a cada derrubada de uma árvore em Fortaleza, outra é plantada como forma de compensação ambiental.

 

O restaurante Mambembe – Comida e outras Artes, localizado ao lado da árvore, publicou no Facebook uma nota de repúdio ao corte da árvore, cujo tronco torto contava com estrutura de suporte. “Uma árvore nunca é apenas uma árvore. Pé de planta em terra de sol quente é alento, é sombra. Em Carnaval ou alegria de resto de ano, árvore é encontro”, lamentou a administração no texto. (Lígia Costa/Especial para O POVO)