O Instituto de Arquitetos do Brasil Deptº do Ceará (IAB-CE) promoveu na última terça feira (29.11) a solenidade dos vencedores do VI Prêmio IAB-CE de Gentileza Urbana- 2011 e do IV Prêmio IAB-CE de Arquitetura- 2011.


O Instituto de Arquitetos do Brasil Deptº do Ceará (IAB-CE) promoveu na última terça feira (29.11) a solenidade dos vencedores do VI Prêmio IAB-CE de Gentileza Urbana- 2011 e do IV Prêmio IAB-CE de Arquitetura- 2011. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no Ideal Clube e contou com a presença de autoridades, arquitetos e jornalistas.

 O Prêmio IAB de Gentileza Urbana agracia benfeitorias realizadas por pessoas ou entidades a fim de incentivar atos de gentileza para com o espaço urbano e a coletividade. O concurso, de iniciativa do IAB-MG que posteriormente foi adotado em outros IABs do Brasil, incluindo o estado do Ceará, hoje é uma das principais atividades do IAB-CE.

 Este ano, 26 gentilezas foram indicadas ao certame, mas dessas, apenas cinco foram selecionadas. Esta é a primeira vez que uma mesma gentileza é indicada por mais de uma pessoa.

 Em anos anteriores, das cinco indicações escolhidas, quatro levavam menções honrosas e um recebia o título de vencedor do prêmio. Desta vez, os jurados decidiram eleger dois vencedores: O projeto social Onda do Bem, que trabalha com jovens da Praia do Titanzinho em Fortaleza e a limpeza das pichações na Praça dos Leões, realizado pelo cidadão Luís Antônio Lima.

 Foram agraciados com menções honrosas: a AD2M Engenharia de Comunicação, que promoveu a campanha “Eu Faço Trânsito Leve”; O acervo fotográfico do jornalista e historiador Miguel ângelo de Azevedo, o Nirez, sobre a Fortaleza antiga e a iniciativa da Associação Praça Viva em realizar, na Praça Oficina do Senhor, atividades esportivo-culturais para a comunidade.

 O IAB-CE também prestou homenagem ao médico e artista plástico Hélio Rôla, nome de grande relevância para a cultura artística cearense.


CONHEÇA CADA UMA DAS GENTILEZAS

Eu faço o trânsito leve


Campanha com o intuito de estimular a população a agir de maneira mais gentil no trânsito, promovendo a paz e sugerindo atitudes de gentileza e elegância. É um apelo à responsabilidade individual das pessoas, instigadas a ir além de esperar por providências do poder público. A campanha foi veiculada através de adesivos, redes sociais, mídia impressa e TV.

Fortaleza Antiga: coletânea fotográfica


Acervo fotográfico sobre ruas, praças e curiosidades de Fortaleza, pacientemente formada ao longo de muitos anos por Nirez, dedicado e humanista pesquisador, sempre engajado na preservação da memória e do patrimônio cultural de sua cidade.

Praça Oficina do Senhor


A praça foi abraçada pelos moradores do bairro há dois anos através da Associação Praça Viva. Antes o espaço vivia sujo, sem plantas e sem cuidados. A união dos poucos esforços deu início a realização de limpeza e ajardinamento. Hoje a praça está sendo usada pela população com atividades regulares de ginástica para idosos, as quadras esportivas são usadas pelas escolas públicas próximas e também por grupos de trabalhadores que de madrugada jogam futebol.

Apagando pichações, restabelecendo a cidadania


Ação voluntária e cidadã do senhor Luís Antônio Lima, que, ao se deparar com as pichações sobre o muro da recém-pintada Praça dos Leões, expressivo conjunto arquitetônico revigorado pelo projeto Tudo de Cor para Você, juntou pincéis, tinta e gentileza, apagou as pichações e restabeleceu a plástica do logradouro e o valor da cidadania.

Onda do Bem


Projeto social que buscou, através da arte e de ações pragmáticas, dar vitalidade, dignidade e cor ao território comunitário, criando laços, contagiando os espaços, fazendo acontecer. O projeto foi realizado por jovens voluntários, que pintaram muros, realizaram oficinas e requalificaram espaços de convivência. Deste modo, casas e muros foram pintados, árvores plantadas, a pracinha reconstruída, lixeiras distribuídas, oficina de higiene bucal realizada – tudo ressaltando a paisagem marinha e os laços comunitários, deixando marcas no espaço e na alma, indicando um processo de continuidade.

BAIXE AQUI A APRESENTAÇÃO EM POWER POINT